Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o filho de Simeone virou o goleador do momento na Europa

Giovanni Simeone, filho de Diego Simeone, comemora gol pelo Hellas Verona na Itália - Twitter Hellas Verona
Giovanni Simeone, filho de Diego Simeone, comemora gol pelo Hellas Verona na Itália Imagem: Twitter Hellas Verona

Colunista do UOL

09/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os números são dignos de estrelas do naipe de Robert Lewandowski, Karin Benzema ou Mohamed Salah. Com 9 gols em 7 jogos pelo Hellas Verona no Campeonato Italiano, Giovanni Simeone, filho do sempre elétrico Diego Simeone, mostrou que herdou do pai o perfeccionismo e a paixão pelo futebol. Hoje com 26 anos, Giovanni vive o auge da sua carreira iniciada no River Plate em 2013. A fase é tão boa que ele já colou no artilheiro do campeonato, Ciro Immobile, da Lazio, com 10 gols.

O Verona é um time rigorosamente de metade de tabela: está em décimo de um total de 20 participantes, e muito pelo oportunismo de Simeone. Sozinho, ele marcou mais de um terço dos gols de sua equipe (9 de 25) e está se consagrando em vencer as cerradas defesas com muita força física - tem 1,80 metro e 75 quilos e é um verdadeiro fanático por musculação como o pai.

Leitura e meditação

Nada de videogames ou redes sociais. O que consome o tempo do atacante do momento do futebol europeu são os livros e as meditações budistas aprendidas com a mãe. Considerado um "bicho raro" nas concentrações, Giovanni desde o River Plate se caracteriza por ser alguém que quer aprender tudo com todo mundo. Esta sua percepção aos detalhes tem total influência na sua atual boa fase, e nem o esquecimento na extensa lista de 34 nomes de Lionel Scaloni na seleção argentina tira o seu sonho de brigar até mesmo por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar, em que pese a acirrada concorrência.

gio - Getty Images - Getty Images
Giovanni Simeone revela sonho de atuar pelo Atlético de Madri
Imagem: Getty Images

Garante que a conversa sobre futebol com o pai e o irmão, Gianluca, também atacante, do Ibiza, da Terceira Divisão da Espanha, sempre recai no futebol, a "religião" de todos, mas assegura que não há cobranças ou clima pesado.

O clima favoreceu o desenrolar da carreira, e Giovanni pode se considerar praticamente um veterano. Depois de estrear no River, passou por Banfield, Genoa, Fiorentina e Cagliari até viver o momento glorioso no Verona, marcando quatro gols em um único jogo, contra a Lazio, e deixando sua marca também contra o líder, o Napoli, anteontem (7).

A boa fase se estende também à vida pessoal: Giovanni acabou de casar-se com a modelo e apresentadora italiana Giulia Coppini. E os laços familiares podem se estender em breve. O atacante já declarou mais de uma vez que adoraria jogar no Atlético de Madri e ser comandado pelo pai. O valor de mercado de Giovanni é de 11 milhões de euros, e o contrato com o Verona termina no próximo 30 de junho. Com tal desempenho na Itália, a transferência a Madri já na próxima janela seria uma consequência das mais naturais.