Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Sorteio ajuda, e Bia Haddad abre confronto contra Alemanha pela BJK Cup

Beatriz Haddad Maia fará o primeiro jogo do confronto entre Brasil e Alemanha válido pela fase de Qualifiers da Billie Jean King Cup. A número 1 do Brasil e 13 do mundo enfrentará Laura Siegemund, 85ª colocada no ranking da WTA na sexta-feira, no Ginásio do Ibirapuera, a partir das 18h30. Em seguida, Laura Pigossi, #2 do Brasil (#125 do mundo) duelará com a número 1 da Alemanha, Tatjana Maria (#66).

Dá para dizer que o sorteio que definiu a ordem dos jogos ajudou a equipe brasileira. Com Bia Haddad abrindo o confronto e favorita para derrotar Siegemund, existe a possibilidade de Laura Pigossi entrar em quadra com o Brasil em vantagem, ou seja, sem a pressão de precisar superar Maria para manter o país com boas chances no confronto.

Sim, é verdade que para Laura ter essa vantagem mental é preciso que Bia confirme seu status de favorita, mas também é verdade que é difícil imaginar o time brasileiro derrotando a Alemanha sem que Haddad Maia vença suas duas partidas de simples. A paulista, que jogará em casa (assim como Laura e a duplista Luisa Stefani), é a tenista mais bem ranqueada do confronto e, portanto, tem o peso de carregar o time verde e amarelo.

No sábado, serão disputadas as simples invertidas a partir das 15h. Primeiro, Bia enfrenta Tatjana Maria. Depois, Laura encara Siegemund. No entanto, os capitães podem mudar suas escalações. Nesse quesito, o alemão Rainer Schuettler (aquele mesmo da época de Gustavo Kuerten) tem vantagem. Em seu "banco" de reservas está a ex-número 1 do mundo Angelique Kerber, que pode ser escalada de última hora para o terceiro ou o quarto jogo. Além de Angie, a equipe germânica conta com Eva Lys (#149) e Anna-Lena Friedsam (#189). O Brasil, capitaneado por Luiz Peniza, tem Carolina Meligeni (#345), Ingrid Martins (#55 nas duplas) e Luisa Stefani (#11 nas duplas).

Caso o confronto fique empatado em 2 a 2, as duplas decidem o time vencedor. Por enquanto, o Brasil está escalado com Haddad Maia e Stefani, enquanto a Alemanha lista Friedsam e Kerber. No entanto, é bastante provável que Siegemund, número 6 do mundo na modalidade, seja escalada de última hora.

O time vencedor garante uma vaga na fase final da Billie Jean King Cup, que será em novembro. O Canadá, campeão de 2023; a Itália, atual vice-campeã; a Espanha, sede do evento; e a República Tcheca, que recebeu um convite, já estão garantidos nessa fase final.

Os direitos de transmissão de Brasil x Alemanha são do NSports, disponível na ClaroTV, na Sky+ e no YouTube.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes