PUBLICIDADE
Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Academia de Rafa no Brasil: gestão de risco e solução de problemas em pauta

Academia Super 9 pronta para receber a Rafa Nadal Academy em Florianópolis - Divulgação
Academia Super 9 pronta para receber a Rafa Nadal Academy em Florianópolis Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Alexandre Cossenza

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais. Contato: ac@cossenza.org

Colunista do UOL

07/12/2021 19h54

Como o Saque e Voleio anunciou em setembro, a Rafa Nadal Academy ficará bandeira em Florianópolis de 31 de janeiro a 19 de fevereiro para aplicar sua metodologia para participantes brasileiros em planos de uma, duas ou três semanas (saiba mais aqui).

Agora, mais perto do evento, a academia fundada por Rafael Nadal e comandada por seu tio Toni já divulga mais detalhes sobre o que será enfatizado nos treinos, e não surpreende ver que muitas das capacidades desenvolvidas pelo grupo têm bastante a ver com as qualidades que fizeram do espanhol um dos maiores tenistas da história.

Entre os objetivos do Summer Camp estão os habituais desenvolvimentos técnicos e atléticos, comuns à maioria das clínicas de tênis, mas o pacote da Rafa Nadal Academy inclui na pauta diferenciais como gestão de risco e conhecimento tático, solução de problemas e elementos que ajudam a construir confiança, resiliência e espírito de luta. É fácil identificar tudo isso vendo qualquer partida de Rafa pela TV.

Na lista de metas da Rafa Nadal Academy, chama a atenção "treinar com a filosofia de Rafael Nadal e compreender os valores que constroem um campeão", além de "criação de uma identidade de jogo única", o que, certamente, não se vê em qualquer clínica por aí.

As atividades dentro e fora de quadra serão realizadas na academia Super9, em Jurerê Internacional, e há planos de treinos para todo tipo de tenista: iniciantes, adultos e juvenis buscando treinos de competição. A programação de cinco dias inclui 25 horas em quadra, além de preparação física e trabalho tático e mental. Ao fim do período, o tenista recebe um diploma assinado por Toni Nadal, tio e ex-técnico de Rafa.

Coisas que eu acho que acho:

- As vendas são realizadas pelo MundoTênis, e os pacotes custam a partir de R$ 4.975 (pacote de uma semana sem hospedagem de 14 a 18 de fevereiro).

- Sobre Rafael Nadal, que vem se recuperando de uma lesão crônica no pé, a expectativa é de retorno no Australian Open. Ele não deve jogar torneios de preparação e não está entre os inscritos da ATP Cup, que será disputada em Sydney antes do slam de Melbourne.

- Som de hoje no meu Kuba Disco: "Blowback", por The Killers.