Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Academia de Rafael Nadal terá evento de três semanas no Brasil

Divulgação / Rafa Nadal Academy
Imagem: Divulgação / Rafa Nadal Academy

Colunista do UOL

24/09/2021 10h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se está difícil viajar por causa das restrições sanitárias e do câmbio, por que não trazer ao Brasil experiências que até então só poderiam ser vividas fora do país? Foi esse o raciocínio do empresário Luzio Ramos, responsável por atrair a Rafa Nadal Academy a Florianópolis. De 31 de janeiro a 19 de fevereiro de 2022, a academia fundada por Rafa e comandada por seu tio, Toni Nadal, vai aplicar sua metodologia na ilha de Gustavo Kuerten.

Nessas três semanas, em um evento chamado Rafa Nadal Summer Camp, técnicos espanhóis comandarão atividades dentro e fora de quadra na academia Super9, em Jurerê Internacional, para todo tipo de tenistas: iniciantes, adultos e juvenis buscando treinos de competição. Os interessados podem adquirir pacotes com uma, duas ou três semanas de treino. A programação de sete dias inclui 25 horas em quadra, além de preparação física e trabalho tático e mental, sempre aplicando a metodologia desenvolvida por Toni Nadal, que assina os diplomas dos participantes.

A grife Nadal, com tudo que Rafa e seu tio representam, é, pelo menos no papel, o grande atrativo para o evento. Não só pela qualidade que se espera de técnicos escolhidos a dedo na base do ex-número 1 do mundo, em Mallorca, mas também porque os mais de 15 anos de carreira de Rafa associaram seu sobrenome a valores como educação, dedicação, caráter e uma incessante busca por tentar ser uma versão melhor de si mesmo.

"Pegar os coaches da melhor academia do mundo e trazê-los para o Brasil com os conceitos de Rafa Nadal, que são conceitos de formação de caráter, de melhorar a cada dia, e conseguir colocar isso para o público brasileiro sem precisar sair do Brasil, é fora de série. A ideia é proporcionar aqui dentro uma oportunidade que você só teria atravessando o oceano", explica Ramos, que é CEO do MundoTênis, empresa especializada em viagens para eventos de tênis e que patrocina o Miami Open.

Os pacotes, que já estão à venda, custam a partir de R$ 4.975. O valor inclui treino, uniforme, hidratação e almoço - a hospedagem não está incluída - e vale apenas para o primeiro lote. Quanto mais perto do evento, mais caro sai o período de treinos. As vagas são limitadas, e a expectativa do empresário é de receber 100 pessoas em cada uma das três semanas - ou seja, um máximo de 300 inscritos. Uma chance rara e que só aconteceu após uma série de exigências feitas pela Rafa Nadal Academy.

"Nosso contrato tem mais de 50 páginas, para você ter ideia. Essas exigências vão desde o histórico do promotor. No caso do MundoTênis, é uma empresa que já entregou mais de 22 mil pacotes de viagem. A academia também precisa ter uma estrutura com muitas quadras, academia [aparelhos de ginástica], área aberta, restaurante e uma série de entregas. Tem que convergir com o que a Rafa Nadal Academy apresenta. A gente tem muitas familiaridades. Floripa é uma ilha, similar a Mallorca. Temos uma academia estruturada, com tudo dentro da Super9. Temos convênios com hotéis, com tarifas melhores para quem vem jogar, com hospedagem qualificada e um sistema de vendas profissional."

Coisas que eu acho que acho:

- As vendas são realizadas pelo MundoTênis, e haverá lotes diferentes. Quem comprar até o fim de outubro para o valor inicial, mais barato. Depois disso, o preço aumenta. Um terceiro lote, com valor diferente (e mais alto) será disponibilizado a partir de janeiro de 2022.

- Luzio promete seguir todos protocolos de segurança em vigor na data da Summer Camp. "Se for obrigado uso de máscara, vamos exigir uso de máscara. Se for necessário distanciamento, vai existir distanciamento. A academia já funciona assim no dia a dia. E o tênis, se não é o mais seguro, é um dos mais seguros para praticar", diz o empresário.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.