Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Luisa vence mais uma e se torna 1ª brasileira numa semi de slam desde 1968

USTA
Imagem: USTA

Colunista do UOL

08/09/2021 15h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Luisa Stefani e sua parceira canadense, Gabriela Dabrowski, deram mais um passo no US Open e avançaram às semifinais com uma vitória por 6/4, 4/6 e 6/1 sobre as tchecas Lucie Hradecka e Marie Bouzkova nesta quarta-feira. O resultado faz da medalhista olímpica a primeira mulher do país a alcançar as semifinais de duplas em um torneio do Grand Slam desde Maria Esther Bueno, em 1968. Naquele ano, a paulista foi campeã nas duplas ao lado da australiana Margaret Court.

A paulista de 24 anos obtém, assim, o melhor resultado de sua carreira - por enquanto. Ela já havia alcançado as quartas de final do US Open no ano passado, ao lado da americana Hayley Carter, mas jamais esteve entre as quatro melhores parcerias em um slam. Agora, ao lado de Dabrowski, ela soma 13 vitórias em 14 jogos e se coloca como séria candidata ao título.

O próximo obstáculo para Luisa e Gaby em Nova York deve ser mais duro. Elas enfrentarão o jogo entre as cabeças de chave #1, Elise Mertens e Su-Wei Hsieh, e as americanas Cori Gauff e Caty McNally, que têm a torcida a seu favor.

Como aconteceu

O início foi equilibrado, com apenas um break point para as tchecas no saque da brasileira. Hradecka, contudo, desperdiçou a chance ao tentar um lob que foi longo demais. Pouco depois, Luisa fez um ótimo saque aberto e confirmou o serviço. Stefani e Dabrowski tiveram sua primeira pequena chance no oitavo game, com Hradecka no saque. Com uma bela curtinha, a canadense conquistou um duplo break point. No primeiro, Luisa errou um lob. No segundo, falhou em um voleio perto da rede. Hradecka ainda enfrentou um terceiro break point, mas executou um winner do fundo de quadra. Foi aí que Luisa brilhou. Com uma devolução fortíssima de direita, conquistou mais um break point. No ponto seguinte, cruzou a rede e colocou o time em vantagem numa troca de bolas que acabou com um erro de Hradecka.

A quebra deixou o placar em 5/3, e Dabrowski teve o serviço para fazer, mas cometeu seguidos erros e deu chances às rivais. No terceiro break point, Hradecka executou um belo lob e devolveu a quebra. Gaby, porém, se redimiu no décimo game, ganhando três pontos junto à rede - o terceiro deles, um voleio vencedor que deu a quebra e o set para a parceria: 6/4.

As tchecas começaram o segundo set mais sólidas no saque e tiveram seus primeiros break points no quinto game, depois de um voleio ruim de Dabrowski. Luisa salvou os dois primeiros com ótimos saques, mas errou um voleio após uma bela bola de Hradecka e, finalmente, perdeu o serviço. Foi o que fez a diferença na parcial. As tchecas mantiveram a vantagem até Hradecka fechar a parcial em 6/4 com um ace.

O set decisivo começou com Gaby em força total. No segundo game, a canadense fez a diferença no saque de Bouzkova. Primeiro, com dois voleios vencedores. Depois, no segundo break point, encaixou uma ótima devolução na paralela que deixou as tchecas na defensiva. A própria canadense foi à rede e matou o ponto na sequência. Em seguida, no saque de Stefani, Dabrowski novamente fez dois voleios vencedores, garantindo uma vantagem de 3/0. Pouco depois, foi a vez da brasileira brilhar. No quinto game, Luisa fez um voleio vencedor para evitar uma quebra no saque da parceira. No ponto seguinte, fez quatro voleios difíceis até ganhar o ponto e permitir que Gaby confirmasse o serviço para abrir 4/1. Foi a última chance das tchecas. Em seguida, Bouzkova cedeu outra quebra com uma dupla falta, e só restou Stefani fazer seu serviço e garantir a vitória.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.