PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Bragantino abre vantagem para o Fortaleza no Ranking do Brasileirão 2021

Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

18/06/2021 12h47

O Red Bull Bragantino ampliou a frente que já tinha no Ranking de Desempenho do Brasileirão 2021 ao vencer por 2x1 o Corinthians nesta rodada. Se na classificação real da competição o Massa Bruta é o quarto colocado em virtude dos dois empates cedidos em casa para Bahia e Fluminense, o rendimento nestas partidas foi determinante para jogar o melhor futebol da competição até aqui. O Fortaleza vem logo na sequência.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 4ª Rodada. O Flamengo tem dois jogos a menos. Cuiabá, Grêmio e Athlético-PR um a menos
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. A as estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre Inter e Galo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mesmo com desfalques importantes, o Atlético-MG foi até Porto Alegre e venceu um Internacional bem irregular. Com um gol no minuto inicial, o Galo passou boa parte do tempo jogando em contra-ataques e apostando na força de Hulk nas transições. O time de Cuca marcou forte a partir de seus encaixes e perseguições, e o Colorado, apesar de intenso com a bola, foi desorganizado. Teve muitas dificuldades para criar e ainda ficou exposto na defesa. Resultado justo!

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O empate entre São Paulo e Chapecoense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Placar final e história do jogo totalmente condicionados pela exagerada expulsão de Rodrigo Nestor no final da 1ª etapa. O São Paulo, muito ofensivo, era melhor e controlava a partida até com certa tranquilidade. Com um a menos, chegou a levar perigo em contra-ataques, perdeu chances que poderiam lhe dar a vitória, mas a Chapecoense cresceu na 2ª etapa e conseguiu o empate. O time de Santa Catarina também teve chances para vencer na reta final dos 90 minutos. Pelo cenário inicial do jogo, resultado surpreendente.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Massa Bruta sobre o Timão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mais uma atuação muito boa do Red Bull Bragantino, um time que não sabe o que é jogar mal até aqui no Brasileirão 2021. Desta vez uma vitória de imposição sobre o Corinthians na Neo Química Arena, de virada ainda por cima. Foi superior ao longo dos 90 minutos e só caiu de produção quando teve que marcar mais no próprio campo. No restante do tempo dificultou a saída de bola do Timão e produziu bastante ofensivamente. O Corinthians tentou ser competitivo, foi um time intenso, mas está muitos degraus abaixo numa escala de evolução.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Palmeiras sobre o Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

Precisão no ataque e segurança defensiva até fazer o 2x0. Foi assim que o Palmeiras venceu o Juventude em Caxias do Sul. O time paulista passou longe de ter uma produção ofensiva alta, mas nas poucas chances que criou, converteu com eficiência e construiu o placar. A diferença técnica entre os times ficou visível. O time da casa, mesmo com uma postura mais reativa, mostrou organização com a bola e chegou a assustar o Palmeiras no 2º tempo. Resultado protocolar, mas exagerado. O Palestra precisa ser mais criativo.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Ceará e Bahia jogaram
Imagem: Rodrigo Coutinho

Ceará e Bahia resgataram a acirrada rivalidade das últimas finais de Copa do Nordeste na 4ª rodada do Brasileirão, e o jogo teve uma história bem esperada. O Vozão começou melhor. Impetuoso ofensivamente nos primeiros minutos para marcar um gol e jogar no contra-ataque. Conseguiu o objetivo, mas um pênalti para o Tricolor mudou o rumo das coisas. O time visitante empatou e virou em poucos minutos, aproveitando o abalo emocional dos anfitriões. O alvinegro mais uma vez criou pouco quando precisar encontrar espaços diante de uma defesa fechada.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre Coelho x Dourado
Imagem: Rodrigo Coutinho

No duelo das equipes com treinadores interinos, América e Cuiabá ficaram no empate sem gols em Belo Horizonte. O Coelho foi melhor e colocou em prática uma organização que já vinha sendo utilizada sob o comando de Lisca. Criou muito mais, dominou as ações na maior parte do tempo, mas seguiu com o crônico problema: não consegue ser contunde na hora de finalizar. O Cuiabá teve vários problemas táticos, mas ao menos protegeu bem a sua área. Falta muito para ser competitivo na Série A.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do Fluminense sobre o Santos
Imagem: Rodrigo Coutinho

O melhor jogo da 4ª rodada aconteceu no Maracanã. Fluminense e Santos protagonizaram um duelo de propostas diferentes, mas bem executadas na maior parte do tempo. O Peixe, mesmo fora de casa, jogou dentro do campo tricolor o tempo inteiro e criou mais. Poderia até ter vencido não fosse a precipitação na hora de finalizar e a grande atuação do goleiro Marcos Felipe. O Fluminense foi igualmente intenso. Teve bons momentos em contra-ataques e marcando a saída de bola do alvinegro. Foi mais eficiente nas poucas chances que teve.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Sport sobre o Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mais uma atuação muito abaixo da crítica do Grêmio no Brasileirão. O Sport foi superior com a sua estratégia de explorar os contra-ataques, o que conseguiu fazer principalmente no 1º tempo. Mas quando entrou em fase ofensiva, não se livrou da bola. Aproveitou a passividade gremista, que somada a inoperância com a posse, emolduraram uma noite para esquecer na Ilha do Retiro. Resultado justo! Não fosse por vitórias pessoais de Diego Souza em determinados lances, o Imortal não teria produzido nada.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do bom jogo entre Dragão e Leão do Pici
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um jogo terminado em 0x0 sempre nos dá a impressão de que foi desinteressante, mas não se iludam com o placar de Atlético Goianiense e Fortaleza. Se os times não criaram tanto, apresentaram um futebol de muita ''pegada'' e dinamismo. Duas equipes com ideias bem nítidas do que querem fazer em todas as fases de uma partida. Velocidade e organização! O Dragão foi um pouco melhor, mas o Leão do Pici teve uma grande chance no 1º tempo. Vão tirar muitos pontos de times com mais potencial técnico e investimento. Podem surpreender!

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A seleção do campeonato após a 4ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Quatro mudanças em relação ao time após a última rodada. Rodrigo Caio e Gerson entram. Mesmo com o Flamengo não entrando em campo, se beneficiaram das quedas de produção de Juninho(Bahia) e Gabril(Corinthians). Lucas Crispim, que também não jogou, volta na lateral-esquerda pelo mesmo motivo em relação a Fabio Santos. E Jadson segue a tendência com a leve queda que João Paulo, do Atlético-GO, teve nesta jornada. Bruno Henrique segue com a média mais alta da competição.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL