Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Bragantino segue com melhor desempenho do Brasileirão. Confira o ranking!

Colunista do UOL

15/06/2021 13h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. A as estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário abaixo.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 3ª rodada. Flamengo, Atlético Goianiense, Cuiabá e Grêmio têm um jogo a menos
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Red Bull Bragantino, em suas últimas partidas, cedeu dois empates nos minutos finais em casa, mas teve supremacia sobre seus oponentes. Rendeu bem nas três rodadas. Fortaleza e Athlético, líderes da competição, vêm logo atrás. O Leão deu uma breve oscilada apesar da vitória. E o Furacão vai crescendo. O Flamengo, mesmo com um jogo a menos, aparece na sequência, demonstrando a sua força. São Paulo e Grêmio são as maiores decepções. Confira os detalhes de cada jogo.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o Derby
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Derby paulista foi muito condicionado pelo gol do Palmeiras logo aos três minutos. Novamente em contra-ataque puxado por Rony e bem finalizado por Raphael Veiga. Depois disso o Corinthians jogou dentro do campo rival e foi superior até empatar no 2º tempo. Faltou mais ímpeto para contra-atacar com frequência ao Verdão, e o time só foi se estabelecer no ataque depois do empate. Pela diferença técnica, o desempenho do alviverde decepciona, o do Timão anima.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O empate entre Santos e Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

O jogo se desenvolveu da forma esperada. O Santos com a bola, dentro do campo do Juventude, que se fechou para explorar os contra-ataques na maior parte do tempo. Ponto para o time de Caxias do Sul, que mesmo sem conseguir levar perigo ao Peixe, anulou completamente as investidas do adversário. O alvinegro exagerou nos cruzamentos sem trabalhar tão bem a bola perto da área. A dupla de zaga gaúcha se destacou.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Galo e São Paulo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Atuação segura e dominadora do Atlético, que foi superior ao São Paulo durante os 90 minutos. Um 1º tempo mais ofensivo, com as ações se desenvolvendo a partir de Hulk. Seja de seus movimentos ou jogadas com a posse de bola. Ao redor dele, muita movimentação e espaços bem ocupados. Na 2ª etapa se retraiu mais e o Tricolor manteve os problemas de antes do intervalo. Intensidade baixa em fase ofensiva. Pouca imaginação e movimentação pobre. O Galo marcou muito bem.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Furacão bateu o Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Exibição impecável do Athlético em Porto Alegre! Certamente o melhor desempenho de uma equipe nesta 3ª rodada. Estratégia muito bem traçada e organização em todos os momentos do jogo. Passou mais tempo em fase defensiva. Fechou espaços com competência, protegeu a área e com a bola soube o que fazer, seja em transição ou em trocas de passes mais longas. O Grêmio marcou mal e foi muito irregular na hora de criar. Atuação bem abaixo do que pode. Marcinho, Nikão e Matheus Babi foram os melhores em campo.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A vitória do Flamengo sobre o América
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo de total supremacia do Flamengo no Maracanã. O América até conseguiu ser competitivo na 1ª etapa. Marcou bem e teve boas chegadas na frente, mas mesmo muito desfalcado, o rubro-negro conseguiu repetir os principais pontos de sua proposta de jogo. Teve volume ofensivo, criatividade, e poderia até ter construído um resultado mais amplo. Todos os titulares estiveram em ótimo nível, mas Gerson e Bruno Henrique se sobressaíram. Ademir foi o destaque do Coelho.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre Bahia x Internacional
Imagem: Rodrigo Coutinho

Exibição de muita concentração e intensidade do Internacional em Salvador. Um contraponto ao comportamento que o time vinha tendo na maioria dos jogos com Miguel Ángel Ramirez. Desde o 1º tempo, depois de um breve período de domínio do Bahia, o Colorado já se mostrava mais inteiro no jogo. Na 2ª etapa, mesmo com um a menos, levou perigo nos contra-ataques, aproveitando os muitos erros cometidos pelo Tricolor com a bola no pé. Taison e Edenilson foram os melhores em campo.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre Bragantino e Fluminense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Pela terceira vez em duas semanas Red Bull Bragantino e Fluminense se enfrentaram, e mais uma vez foi uma partida de equilíbrio, intensidade, jogadas ríspidas, e até uma confusão depois do empate do Tricolor nos acréscimos. O time da casa atuou melhor, dominou as ações por mais tempo, mas novamente não soube segurar o resultado. O Fluminense foi abnegado e buscou o gol que lhe deu um ponto já no fim. O Massa Bruta marcou forte a saída de bola carioca no 1º tempo.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Fortaleza e Sport
Imagem: Rodrigo Coutinho

O clássico nordestino da rodada foi decidido pela inexplicável mão na bola de Iago Maidana na reta final do 2º tempo. O Fortaleza foi melhor, jogou o tempo todo no ataque, mas teve uma produção ofensiva inferior ao que apresentou nas duas primeiras rodadas. Faltou mais intensidade para furar o bloqueio defensivo do Sport, que além da lambança de seu zagueiro, perdeu Maxwell expulso pouco antes de levar o gol. Dois atletas que saíram do banco e não contribuíram. O rubro-negro foi basicamente nulo no ataque.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate entre Chape e Vozão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apesar do 0x0 no placar, Chapecoense e Ceará fizeram um jogo mais aberto do que se poderia supor. Duas equipes com muitas dificuldades para criar diante de adversários fechados, mas que até produziram acima do esperado. Tiepo fez ótimas defesas antes de sair lesionado e João Paulo manteve o nível na meta do Verdão do Oeste. Richard trabalhou um pouco menos, mas deu segurança ao Vozão, que jogou melhor, mas não teve regularidade e contundência em fase ofensiva. No 2º tempo se abateu à medida que o jogo foi chegando ao fim.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

A principal novidade desta semana é a aparição de Fabio Santos e Gabriel. A dupla do Corinthians fez dois bons jogos nas últimas rodadas e marcou gols, o que conta como critério de desempate na disputa contra Lucas Crispim e Filipe Luís, e Willian Maranhão, respectivamente. Bruno Henrique surge no ataque com a média mais alta até aqui da competição. Hulk também garante o seu lugar com o ótimo campeonato que faz até o momento.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A seleção do Brasileirão após a 3ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Lucas Evangelista, Éder, João Paulo, Artur e Fernando Miguel mantiveram seus postos. Marcinho fez dois ótimos jogos pelo Furacão e desbancou Pikachu na lateral-direita. Já Juninho foi um dos poucos a se salvar no Bahia na derrota para o Internacional e recupera a vaga na zaga. Como fez um gol na 1ª rodada, leva vantagem sobre Rodrigo Caio, Willian Arão e Pedro Henrique, que também têm 6,25 de média neste momento.