PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Bragantino teve o melhor desempenho da 1ª rodada. Confira o ranking!

Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

01/06/2021 04h00

O Brasileirão começou no último final de semana, e com ele uma avaliação mais detalhada de cada equipe, rodada por rodada, aqui no blog. O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento de uma equipe, e oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - as equipes ganham estrelas, de 0 a 5, para classificar o desempenho naquela partida. Essas estrelas são somadas no ranking abaixo após cada rodada. Além do nível de enfrentamento com o adversário, são considerados o contexto e a proposta dos treinadores para as equipes como critério.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 1ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Red Bull Bragantino foi o único a alcançar as cinco estrelas na vitória sobre a Chapecoense. Colocou em prática a diferença entre as equipes com um futebol muito agradável e intenso. O 3x0 ficou barato! Fortaleza, Bahia e Flamengo vêm logo na sequência. Olho no Leão de Vojvoda! As decepções ficam por conta de Atlético-MG, São Paulo e Santos. Confira abaixo o que aconteceu em cada jogo e como as equipes se comportaram.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Cuiabá x Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

A partida inaugural do Brasileirão 2020 reforçou qual será o papel de Cuiabá e Juventude no campeonato: lutar contra o rebaixamento. Nível técnico baixo e limitação tática para criar espaços quando a defesa oposta está fechada. O Juventude se saiu um pouco melhor. Circulou a bola com mais eficiência, mas criou pouco. Fez seus gols em contra-ataques no melhor momento do Cuiabá no jogo. O time da casa também foi eficiente nas transições e teve sua insistência premiada no fim. Matheus Peixoto foi o melhor em campo e Alberto Valentim foi demitido do cargo de técnico do time do centro-oeste.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Bahia e Santos
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de um 1º tempo muito fraco e com poucas jogadas de destaque das duas equipes, o Bahia se aproveitou de erros defensivos do Santos pra atropelar no início da 2ª etapa. Foram três gols em apenas sete minutos. O 3x0 soa até um pouco exagerado porque os baianos não tiveram tanta supremacia ao longo dos 90 minutos. Nos 45 minutos iniciais o Peixe foi até um pouco melhor, mas extremamente lento na circulação da bola. O Tricolor protegeu bem sua área e foi letal quando encontrou os espaços. Thaciano e Rossi foram os melhores em campo.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O duelo de tricolores em detalhes
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo de alta intensidade no Morumbi. O Fluminense conseguiu travar a criação do São Paulo durante o tempo quase todo, marcou muito bem, e ainda teve chances de vencer. Nenê perdeu um pênalti e Abel Hernández uma boa chance. Muita compactação dos cariocas e agressividade na abordagem ao homem da bola. O São Paulo demorou a incomodar a defesa adversária. Não conseguiu se aproximar da área do Fluminense e cresceu no fim com as entradas de Rojas e Éder. Ficou bem abaixo do esperado o time da casa. Se não fosse Tiago Volpi, teria perdido.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Atlético e Fortaleza
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória justa do Fortaleza dentro do Mineirão! O Leão do Pici foi mais regular ao longo dos 90 minutos e dominou inteiramente o 2º tempo. Destaque para a postura corajosa e organizada. Em nenhum momento ficou retraído esperando um erro do Atlético. O Galo, por sua vez, só conseguiu assustar quando encaixava algum contra-ataque. Hulk foi bem. Em fase ofensiva, pouca coordenação nos movimentos. Na parte defensiva, muitos espaços ao Tricolor, que mostrou saber o que fazer com a bola. Início promissor do time de Vojvoda. Yago Pikachu foi decisivo! Um dos craques da rodada.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Flamengo e Palmeiras
Imagem: Rodrigo Coutinho

O jogo mais aguardado do final de semana demorou a engrenar, mas acabou correspondendo às expectativas gerais no final dos 90 minutos. O Palmeiras foi melhor num 1º tempo de intensidade baixa. Marcou forte e explorou os passes em profundidade para Rony. Poderia ter aberto o placar, mas parou em Diego Alves. O Flamengo voltou melhor no 2º tempo. Melhorou sua movimentação, contou com uma marcação mais frouxa do Verdão e teve um Bruno Henrique decisivo para a vitória.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Timão e Dragão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo muito intenso em Itaquera! O Atlético teve uma postura corajosa e organizada. Não ficou só na defensiva. Saiu para jogar trocando passes pelo chão, alargando o campo com os pontas, abrindo espaços pelo meio, e subindo a marcação no 1º tempo, quando fez o seu gol. O Corinthians se dedicou bastante, mas ficou nítido que ainda tem um longo caminho a percorrer para jogar um futebol melhor. Foi competitivo, teve uma boa pressão pós-perda, marcou forte no ataque e perdeu um pênalti com Mateus Vital, mas sofreu para encontrar espaços no 2º tempo, quando o Dragão se retraiu e defendeu o resultado. João Paulo e Zé Roberto foram os destaques.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Ceará e Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Partida muita movimentada e com alternâncias de domínios e cenários. O Grêmio, com muitos desfalques, começou melhor, mas logo teve sua vida dificultada pela forte marcação e os potentes contra-ataques do Ceará. Rick e Jorginho se destacaram. O Vozão, com quase todo o time reserva, dominou a 1ª etapa desta forma e abriu boa vantagem no placar. O Imortal empatou ao ganhar mais agressividade entre o fim dos primeiros 45 minutos e o 2º tempo, mas a produção de chances não foi tão grande e acabou sucumbindo à bola parada cearense. Duelo bem intenso!

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do duelo em Chapecó
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Red Bull Bragantino teve o total controle da partida. A Chapecoense até tentou fechar os espaços marcando em bloco baixo e circulando a bola com eficiência em alguns momentos, mas o desnível técnico entre as equipes e o estágio coletivo diferente ficou muito evidente. O Massa Bruta consolidou o melhor desempenho da rodada com um jogo agressivo no campo de ataque e boas pressões pós-perda, inibindo contra-ataques dos anfitriões e construindo o placar naturalmente. Grande atuação de Lucas Evangelista. Cabia mais gols!

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do bom jogo entre Furacão e Coelho
Imagem: Rodrigo Coutinho

Certamente o segundo melhor jogo da rodada aconteceu em Curitiba. O placar magro é enganoso, e Furacão e Coelho duelaram de forma muito equilibrada, intensa, e repleta de variações de cenários ao longo dos 90 minutos. O Athlético dominou os primeiros 20' e os últimos 30'. O América foi melhor no restante. Ambos tiveram boas chances para vencer, produziram, marcaram forte, mas o maior potencial de definição dos rubro-negros no fim fez a diferença. Deixaram uma ótima impressão para a sequência. Vão tirar pontos dos favoritos. Carlos Eduardo foi decisivo!

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Inter x Sport
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um jogo de muita decepção para os colorados logo na estreia do Brasileirão. O Inter dominou os minutos iniciais, se impôs e, por mais que tenha tirado o pé do acelerador ainda no 1º tempo, marcou o segundo gol antes do intervalo. O Sport tinha muita dificuldade para marcar num primeiro momento, e depois para criar chances reais. Mas foi melhorando a medida que a displicência dos gaúchos aumentou. Acreditou e foi buscar o empate no fim. Melhorou com algumas mexidas na 2ª etapa. André entrou bem no Leão e fez o gol derradeiro.

Seleção do Campeonato

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A seleção do campeonato após a 1ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos. Nesta 1ª rodada, muitas surpresas. Alguns dos jogadores que se destacaram nem devem ser titulares ao longo da competição, mas aproveitaram as oportunidades. Destaque para a invasão nordestina. Seis dos 11 atletas atuam na região.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL