Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Ranking de desempenho - O início do Brasileirão 2021 é dos ''emergentes''

Colunista do UOL

07/06/2021 18h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fortaleza, Red Bull Bragantino, Athletico-PR e Atlético-GO formam o G-4 do Ranking de Desempenho do Brasileirão 2021 depois de duas rodadas. Os clubes buscam mais espaço no cenário do futebol nacional e o início é muito animador. Os quatro possuem características diferentes de jogo, mas todos apresentam-se equilibrados, o que indica que podem superar expectativas nesta temporada.

1 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho depois da 2ª rodada. Flamengo e Grêmio têm um jogo a menos
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento de uma equipe, e oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - as equipes ganham estrelas, de 0 a 5, para classificar o desempenho naquela partida. Essas estrelas são somadas no ranking acima após cada rodada. Além do nível de enfrentamento com o adversário, são considerados o contexto e a proposta dos treinadores para as equipes como critério. Veja a história de cada duelo.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Detalhes sobre os desempenhos de Atlético e São Paulo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória justa do Atlético em um jogo bem intenso e disputado na abertura da rodada. O Dragão começou a fazer a diferença ao utilizar bem os apoios de João Paulo e Zé Roberto, pelo meio, para fugir da marcação adiantada do Tricolor. Abriu o placar no 1º tempo e se retraiu para jogar em contra-ataques. Chegou a ser dominado pelos paulistas em alguns momentos, quase levou o empate, mas seguia perigoso quando atacava e matou o jogo no fim. Natanael e Eder foram os melhores em campo.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Santos sobre o Ceará
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo de intensidade alta na Vila Belmiro. Houve equilíbrio até o segundo gol do Santos, mas o Peixe desde o início foi o time mais criativo. Em determinados momentos sofreu fisicamente diante de um Ceará mais forte neste aspecto. Quando conseguiu circular a bola de pé em pé e gerar superioridade numérica no setor da jogada, criou, e contou com Kaio Jorge, Jean Mota e Gabriel Pirani em ótima noite. Messias, zagueiro do Ceará, esteve irreconhecível e Marinho ainda perdeu um pênalti. O Vozão, com time misto, teve muitos problemas para criar.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do jogaço entre Red Bull Bragantino e Bahia
Imagem: Rodrigo Coutinho

O melhor jogo da rodada aconteceu na noite de sábado em Bragança Paulista. O Red Bull recebeu o Bahia e o 3x3 dá o tom da quantidade de oportunidades criadas pelas equipes, principalmente o time da casa, que foi melhor, mas contou com um Tricolor extremamente letal quando atacava, aproveitando também alguns problemas defensivos do Massa Bruta. Artur, Cuello, Pedrinho e Lucas Evangelista se destacaram de um lado. Gilberto e Luiz Otávio do outro. Boa demonstração do que podem fazer no campeonato.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Fluminense e Cuiabá em detalhes
Imagem: Rodrigo Coutinho

Sob o forte calor da manhã carioca, Fluminense e Cuiabá fizeram um jogo fraco. Naturalmente pouca intensidade e irregularidade nas duas equipes. O Tricolor foi um pouco melhor na 1ª etapa. Marcou bem no campo de ataque e criou suas principais chances assim, inclusive o gol. No 2º tempo caiu bastante fisicamente e viu o Dourado crescer. Mesmo lutando contra suas limitações técnicas e táticas, chegou perto de empatar. A equipe carioca não controlou a partida. Yago Felipe e Gabriel Teixeira foram os destaques.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da goleada do Fortaleza em cima do Inter
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Fortaleza coroou o seu belo início de campeonato e o trabalho de Vojvoda com uma vitória contundente contra o Internacional. O 5x1 não foi nem um pouco exagerado tamanha a diferença entre o que as equipes mostraram em campo. O Colorado, em sua maioria reserva, aceitou a forte marcação do Leão e não conseguiu ser competitivo em nenhuma fase do jogo. Cometeu falhas inacreditáveis na defesa diante de um time que vai se acertando cada vez mais coletivamente. Lucas Crispim e Robson foram os melhores.

06 - Rodrigo Coutnho - Rodrigo Coutnho
Os detalhes de Coelho e Timão
Imagem: Rodrigo Coutnho

O Corinthians entendeu bem a necessidade de conseguir um resultado positivo para ter tranquilidade nos próximos dias. Foi desta forma que se portou e venceu o América em Belo Horizonte. Fez um jogo muito preocupado com a solidez defensiva e isso funcionou, só correu riscos no fim. Não quer dizer que não tenha buscado o ataque enquanto o placar ainda estava 0x0. Fez isso e foi superior ao Coelho, principalmente no 1º tempo, e contou com a baixa produtividade do time da casa no ataque. Fabio Santos, Fagner, Mosquito e Gabriel foram bem.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Palmeiras x Chapecoense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória tranquila do Palmeiras. Mesmo fazendo um jogo abaixo de seu nível defensivo, o Palestra não correu riscos de perder o resultado em nenhum momento. Produziu bastante e resolveu a partida em poucos minutos na 1ª etapa. Teve velocidade e agressividade na troca de passes. Um lado direito bem forte e Luiz Adriano funcionando no papel de pivô. A Chapecoense sentiu na pele a diferença técnica entre as equipes e teve a estreia de Jair Ventura no comando. Wesley foi o craque do jogo. Na 2ª etapa o Verdão só administrou.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre Juventude x Athlético-PR
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de um 1º tempo de muita limitação ofensiva das duas equipes, o Athletico conseguiu abrir vantagem logo no início da 2ª etapa. Construiu os dois primeiros gols em pressões pós-perdas bem intensas no campo de ataque. Recuperou a bola, acelerou, e vazou a defesa do Juventude. Com a vantagem no placar, controlou a partida com facilidade. O time da casa teve mais a bola nos primeiros 45 minutos, mas não conseguiu encontrar espaços no sólido sistema defensivo do Furacão. Jadson foi o melhor em campo.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os desempenhos de Sport e Atlético Mineiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Com exceção dos primeiros minutos, jogo bem tranquilo para o Atlético Mineiro. O 1x0 no placar acaba sendo enganoso pelas oportunidades desperdiçadas nos contra-ataques e pelo fato do Sport assustar muito pouco a meta de Everson. Hulk foi o grande destaque, não só pelo gol que marcou logo aos 13 minutos, mas também por levar perigo em diversas finalizações e segurar bem a bola na frente. O Sport não teve nenhuma criatividade depois que o Galo se fechou na defesa. Mesmo vencendo com facilidade, o Galo poderia ter mostrado mais ofensivamente.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

00 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A seleção do campeonato após a 2ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apenas três jogadores mantiveram seus postos. Fernando Miguel, Yago Pikachu e Lucas Evangelista seguem entre os melhores da competição. Destaque para Lucas Crispim, que não é lateral-esquerdo de origem, mas vem jogando no setor pelo Fortaleza. É um dos destaques do Leão do Pici. O Atlético-GO é o time com mais jogadores na Seleção. E Hulk aparece no ataque ao lado de Artur. Jadson, pela ótima atuação que teve contra o Juventude, recebeu um 7,5 e faz companhia a João Paulo na criação.