Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Remendo na Data Fifa deixa 28 convocados dúvidas para Brasileirão

André, do Fluminense: convocado pela seleção  - Marcello Zambrana/AGIF
André, do Fluminense: convocado pela seleção Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

21/06/2023 13h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foram só seis convocados de clubes brasileiros pela seleção brasileira, mas as dez seleções da América do Sul somadas levaram 28 jogadores para os amistosos das duas últimas semanas. O resultado é que o remendo do calendário brasileiro, com a 11ª rodada do principal campeonato do país disputada nestas quarta e quinta feiras produzirá uma montanha de desfalques e dúvidas.

Gustavo Gomez voltou da seleção do Paraguai. Joga pelo Palmeiras contra o Bahia. Bruno Mendez não retornou do Uruguai. Desfalca o Corinthians contra o Santos. O volante André, do Fluminense, voltou ao Rio de Janeiro, mas jogou parte da partida do Brasil contra Senegal. Joga ou não joga?

A CBF prometeu parar o Brasileiro pela Data Fifa, mas o retorno aos jogos já nesta quarta-feira cria apenas um remendo, um disfarce. O eterno problema dos clubes desfalcados pelas seleções persiste.

Todo mundo é prejudicado com isso. Os clubes, sem seus atletas, os jogadores, que viajam e correm o risco de jogarem desgastados, até a seleção, vista com antipatia por parte dos torcedores de clubes desfalcados.

Não adianta fazer remendo. O Brasileirão tinha de voltar depois da Data Fifa, apenas no próximo sábado.

Das dez seleções sul americanas, só Argentina e Peru não convocaram de times brasileiros. Abaixo, a lista completa:

ARGENTINA - Nenhum

BRASIL - Ayrton Lucas e Pedro (Flamengo), André (Fluminense), Weverton, Raphael Veiga e Rony (Palmeiras)

BOLÍVIA - Nava (Athletico Paranaense), Terceros (Santos)

CHILE - Vidal e Pulgar (Flamengo)

COLÔMBIA - Arias (Fluminense)

EQUADOR - Arboleda (São Paulo), Leo Realpe, Andrés Hurtado (Bragantino) (mais Enner Valencia (Internacional), que não estreou ainda)

PARAGUAI - Balbuena (Corinthians), Gustavo Gomez (Palmeiras), Villasanti (Grêmio), Galarza (Vasco)

PERU - Nenhum

URUGUAI - Canobbio (Athletico Paranaense), Mauricio Lemos (Atlético Mineiro), Thiago Borbas (Bragantino), Bruno Mendez (Corinthians), Varela (Flamengo), Carrballo (Grêmio), Piquerez (Palmeiras), Puma Rodriguez (Vasco)

VENEZUELA - Chancellor (Coritiba), Soteldo (Santos)