Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Botafogo é o líder com melhor campanha do Brasileirão em doze anos

Luís Henrique comemora segundo gol do Botafogo sobre o América -
Luís Henrique comemora segundo gol do Botafogo sobre o América

Colunista do UOL

29/05/2023 14h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Botafogo tem sete vitórias em oito jogos e incríveis 21 pontos.

Só o Corinthians, em 2011, tinha campanha superior, com 22 pontos nas primeiras oito rodadas. Terminou campeão.

A trajetória botafoguense atual representa a melhor campanha de um time no Brasileirão em doze anos.

Há um outro exemplo de trajetória tão positiva quanto à daquele Corinthians, e deste Botafogo. O Palmeiras, de Felipão, em 2019, tinha 19 pontos, mas uma vitória sub-júdice contra o Botafogo, por um erro de VAR num jogo em Brasília. Na época, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior foi acusado de ter revisado lance de pênalti em Deyverson, do Palmeiras, depois de a partida ter sido reiniciada pelo Botafogo. Na oitava rodada, o Palmeiras aparecia com 19 pontos e três em contestação no tribunal — mais tarde, o STJD devolveu os pontos ao time de Felipão.

De qualquer maneira, na classificação oficial da rodada 8 de 2019, o Palmeiras liderava com 19 pontos, dois a menos do que o Botafogo possui hoje. Só o Corinthians, de Tite, foi superior, doze anos atrás.

Esta é a quarta vez que o Botafogo lidera na oitava rodada dos pontos corridos. Em 2005, tinha 18 pontos. Mais tarde, perderia a vitória sobre o Vasco, por causa do envolvimento do árbitro Edílson Pereira de Carvalho na Máfia do Apito. Em 2007, tinha 20 pontos e ocupava a primeira colocação depois de seu oitavo jogo. Em 2013, com 16 pontos, também estava em primeiro lugar.

De todos os líderes dos pontos corridos na oitava rodada, só quatro terminaram com o título: Cruzeiro (2003), Corinthians (2011), Cruzeiro (2014), Palmeiras (2022). Destes, só o Cruzeiro de 2014 não perdeu mais a liderança até alcançar o troféu.