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Pilotos se surpreendem com os pneus e Alonso fica na bronca com comissários

O sábado da Fórmula 1 começou com Max Verstappen vencendo a sprint mesmo reclamando do carro e terminou com Max Verstappen conquistando a pole position mesmo sem conseguir melhorar seu tempo na parte final da classificação para o GP de Miami, que tem largada às 17h deste domingo. Se até mesmo o líder disparado do campeonato sofreu com a flutuação de desempenho, outros tiveram altos e baixos ainda mais acentuados.

"São os pneus. Em toda a minha carreira, eu não lembro de ter uma janela tão pequena", tentou explicar Lewis Hamilton, referindo-se à dificuldade de temperatura correta nos pneus. Isso vem sendo um problema em todas as classificações, mas que gerou resultados mais extremos no que está sendo o final de semana mais quente de toda a temporada.

Ao mesmo tempo em que as temperaturas ambientes estão altas, há muita variação na temperatura da pista por conta de períodos com nuvens ou com sol batendo direto no asfalto. Então um carro que está perfeito em uma volta na classificação muda completamente de desempenho minutos depois. "No Q2, eu tive a melhor sensação no carro no ano, e no Q3 estava perdido", disse Hamilton, oitavo colocado no grid da corrida principal depois de ter ficado de fora do top 10 na sprint.

Isso significou que quem não conseguiu virar um bom tempo quando estava com as temperaturas ideais sofreu em relação ao companheiro. Foi o caso de Sergio Perez, um dos poucos a melhorar na última tentativa simplesmente no Q3 porque tinha feito uma volta mais lenta quando a pista estava melhor, mas não passou de quarto no grid.

Fernando Alonso reconheceu que não tem pilotado muito bem neste final de semana, e amargou duas classificações atrás do companheiro Lance Stroll em Miami - Stroll larga em 11º e Alonso em 15º na corrida que começa às 17h deste domingo).

Outros pilotos tiveram resultados ainda mais diferentes: Yuki Tsunoda entrou no top 10, enquanto o companheiro Daniel Ricciardo, grande destaque da sprint, saiu da classificação ainda na primeira parte. "Eu me senti como Lando [Norris] se sentiu na classificação da sprint", disse Ricciardo, referindo-se a um piloto que parecia estar muito bem e caiu de rendimento nos momentos decisivos. "Eu estava começando a volta atrás dele e vi como ele saiu escorregando desde a primeira curva. Foi o mesmo comigo."

Mas por que os pneus são tão sensíveis a mudanças de temperatura? Grande parte da explicação está nas pressões mínimas bastante altas determinadas pela Pirelli.

Pelo menos para uma equipe, a Ferrari, as altas temperaturas de Miami foram uma boa notícia. O carro italiano sofreu em outras pistas para aquecer os pneus para uma volta lançada, e isso não aconteceu em Miami. Leclerc ficou a pouco mais de um décimos de Verstappen, e Carlos Sainz vai largar em terceiro.

Alonso e Magnussen irritados com a FIA

Na largada da sprint, Lewis Hamilton mergulhou por dentro e tocou com Fernando Alonso, que tocou em Stroll, que tocou em Norris. O inglês não foi punido porque o lance aconteceu na primeira volta, quando os comissários são mais permissivos, e também porque eles não conseguiram "determinar se houve alguém predominantemente culpado."

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A decisão causou a ira de Alonso, que disse que Hamilton só não foi punido porque é inglês. "Se fosse eu, seria punido", reclamou. "Eu sinto que a nacionalidade importa para essas coisas, e vou falar com o presidente da FIA para me certificar de que minha nacionalidade não tenha nada a ver com as decisões, não só para mim, mas também para gerações futuras de pilotos espanhóis, que precisam ser protegidos."

O dinamarquês Kevin Magnussen levou quatro punições durante a sprint, e reconheceu que estava pilotando propositalmente de maneira lenta para proteger a posição do companheiro Nico Hulkenberg, que estava na zona de pontuação pela Haas. Foram três punições por sair da pista e levar vantagem e uma por sair da pista sem justificativa diversas vezes. Ele acabou sendo alvo ainda de uma longa investigação por comportamento antidesportivo, e também se irritou com a FIA.

"Não acho que é claro que você tem que mudar a maneira como você está pilotando dependendo do número de punições que leva. Eu só fui informado de uma punição e também sabia que outros pilotos com os quais lutamos no campeonato tinham sido punidos, então eu tinha incentivo para seguir lutando. Não sabia que não podia correr lentamente para criar uma distância para o piloto da frente."

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