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Em ano incomum, mercado de pilotos da F1 vive compasso de espera por Sainz

Não é comum que estejamos na quinta etapa do campeonato da Fórmula 1 falando sobre mercado de pilotos, mas também não é comum que tantas vagas estejam abertas, inclusive nos times grandes. Os movimentos começaram com Lewis Hamilton indo para a Ferrari, e a confirmação semana passada de que Fernando Alonso continua na Aston Martin. Agora, estão todos de olho no que Carlos Sainz vai fazer.

O espanhol está roubando todas as manchetes nesta temporada. Primeiro, perdeu a vaga para Hamilton inesperadamente e antes mesmo de o campeonato começar, depois perdeu uma corrida por conta de uma apendicite, e se recuperou rapidamente para vencer dias depois de sua cirurgia. Sainz tem sido mais veloz que o companheiro de Ferrari, Charles Leclerc, e só não está na frente no campeonato justamente pela prova que perdeu.

Ainda assim, ele não sabe o que vai fazer ano que vem. "Isso só mostra como a F1 é um esporte particular", disse ele na China, onde a F1 corre neste final de semana e onde ele teve de responder uma bateria de perguntas sobre seu futuro, dando algumas pistas.

"Minhas melhores opções ainda estão em aberto", disse ele quando perguntado sobre como recebeu a confirmação de Alonso na Aston Martin. "Não ter o contrato renovado na Ferrari não foi escolha minha, como vocês sabem, mas pode ser que agora venha uma oportunidade ainda melhor."

Sainz espera pela Red Bull?

Sergio Pérez (esq.), Max Verstappen (centro), e Carlos Sainz (dir.) formaram o pódio do GP do Japão
Sergio Pérez (esq.), Max Verstappen (centro), e Carlos Sainz (dir.) formaram o pódio do GP do Japão Imagem: Philip FONG / AFP

O que seria melhor que a Ferrari no momento? Só a Red Bull no momento. Sergio Perez não tem contrato para o ano que vem e disse em Xangai que tem "100% de convicção de que estará na F1" em 2025, embora demonstre certa preocupação porque "o mercado está se movendo mais cedo do que o esperado".

Isso o deixa em uma posição um pouco mais sensível porque a Red Bull quer esperar por seu rendimento ao longo de algumas provas, lembrando da queda de rendimento que ele teve em anos anteriores. Mas ao mesmo tempo, se eles decidirem não renovar seu contrato, as vagas podem ter acabado.

Max Verstappen mais uma vez teve a chance de cravar que vai continuar na Red Bull e não o fez, o que tem sido uma constante desde o início do campeonato. "Assinei depois de 2021 por muito tempo, mas sempre disse que o importante é que tenhamos um clima bom dentro da equipe. Pelo menos ultimamente temos falado mais sobre o carro, o que é bom", disse ele, referindo-se ao conflito de poder que existe dentro do time.

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Mas ter a Red Bull como a única opção de uma oportunidade melhor para Sainz é algo que pode deixar se ser verdade em pouco tempo, o que dificulta sua escolha. Afinal, a F1 terá uma grande mudança de regulamento em 2026. "Você fala com as equipes e todos dizem que os números das simulações são bons, é muito difícil saber. Se alguém acabar estando na equipe que estará na frente, será por estar no lugar certo e na hora certa, porque é impossível saber quem vai se dar bem."

Mercedes faz menos sentido para Sainz

A Mercedes tem uma vaga, mas vai esperar pelo desenvolvimento do novato da F2, Kimi Antonelli, nos próximos meses. O italiano de 17 anos acaba de fazer seu primeiro teste com um carro de F1, na semana passada.

O problema para um piloto como Sainz é que uma Mercedes com Russell e com o projeto de ter Antonelli mais cedo ou mais tarde não é interessante a médio prazo. Então ele pode ter que ir contra o impulso que tem de "como piloto, procurar o carro mais rápido, pois essa é minha prioridade. Mas há opções de médio prazo e longo prazo interessantes que eu tenho de considerar. Todas as opções têm seu ponto positivo e negativo. O importante é que todas as boas opções ainda estão disponíveis."

Essa opção boa a longo prazo seria a Audi, que entra na F1 em 2026. Ali, Sainz seria o líder do projeto, algo que não viveu até aqui nas nove temporadas que teve na F1. Mas é algo que oferece seus riscos, já que os alemães estão trabalhando para melhorar a estrutura que é hoje da Sauber, mas a diferença para os times grandes é considerável.

Fundo do pelotão também espera por Sainz

A possibilidade de Sainz ir para a Audi faz com que estejam todos em compasso de espera por ele, tanto entre os times grandes, quanto no fundo do pelotão. Um dos atuais pilotos do time suíço, Valtteri Bottas revelou que já começou a conversar também com outros times no caso de não ter seu contrato renovado, e as chances disso acontecer são grandes. "Mas todas as minhas conversas são na F1, não penso em sair no momento."

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Nico Hulkenberg é outro nome muito ligado à Audi, então podemos ver dois pilotos diferentes na Sauber ano que vem. Na Alpine, tanto Pierre Gasly, quanto Esteban Ocon, têm contrato apenas até esse ano, e Gasly disse que está comprometido a fazer o time voltar a andar bem, mas ao mesmo tempo lembrou que se uniu aos franceses "quando eles eram quarto colocados no campeonato e tinham a expectativa de crescer". Hoje, eles ainda estão zerados no campeonato.

As possíveis permutações no mercado são inúmeras, e nem vale a pena ficar elocubrando cenários no momento. O fato é que Sainz é a peça central desse xadrez, mas até ele prefere esperar para entender qual vaga estará disponível na Red Bull. "Tenho ótimas opções, o que me dá um sorriso no rosto, mas algumas delas não dependem somente de mim, o que significa que eu tenho que esperar. Mas espero uma decisão o quanto antes."

O resto do mercado agradece.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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