Verstappen à parte, GP do Japão surpreendeu com fartura de ultrapassagens
![Sergio Pérez (esq.), Max Verstappen (centro), e Carlos Sainz (dir.) formaram o pódio do GP do Japão Sergio Pérez (esq.), Max Verstappen (centro), e Carlos Sainz (dir.) formaram o pódio do GP do Japão](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/c4/2024/04/07/sergio-perez-esq-max-verstappen-centro-e-carlos-sainz-dir-formaram-o-podio-do-gp-do-japao-1712477517074_v2_900x506.jpg)
Max Verstappen venceu pela terceira vez na terceira corrida que terminou no ano, em mais uma dobradinha da Red Bull, mas antes que comecem as reclamações sobre o estado atual da Fórmula 1, é preciso fazer algumas considerações. A própria Red Bull acredita que o domingo ensolarado no Japão ajudou o holandês a abrir 20s em relação ao terceiro colocado porque seu carro funciona melhor nestas condições que os rivais. E o restante do pelotão se divertiu em uma corrida que só teve o pódio definido a sete voltas do final.
Isso foi resultado direto de uma variedade de escolhas de compostos de pneus e estratégias, que só ficou acentuada depois de uma bandeira vermelha logo depois da largada. Mesmo dentro dos oito primeiros no grid, a corrida tinha pilotos com três compostos diferentes, algo incomum.
A temperatura do asfalto também influenciou de outra maneira: quando ficou mais nublado, na segunda metade da prova, estratégias que pareciam estar certas começaram a não fazer tanto sentido. A temperatura da pista começou com quase o dobro do que tínhamos visto até aqui no final de semana e caiu 8ºC ao longo da prova.
Isso, e a alta degradação, que significava que havia uma vantagem considerável de antecipar a parada, mas com o risco de ficar exposto no final, geraram um GP do Japão com muito mais ultrapassagens do que nas duas últimas edições.
É algo positivo porque alguns pilotos vinham reclamando que o regulamento atual, mudado em 2022, já não estava funcionando no sentido de permitir mais disputas por posição por conta da turbulência. Isso é mais sentido em curvas de alta, como em Suzuka, então havia a expectativa de uma procissão, que não aconteceu justamente por causa da mistura de compostos.
LAP 44/53
-- Formula 1 (@F1) April 7, 2024
Ferrari 🆚 Ferrari
Sainz gets by Norris and is released to chase down his team mate for the final podium spot 👀#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/xZObhk2ljK
Sainz estava em quinto com 10 voltas para o fim
Até Sergio Perez, com a outra Red Bull, teve que abrir caminho no pelotão depois que foi passado por Lando Norris na estratégia no começo da prova. O inglês depois não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros e foi quinto. "Foi uma volta à realidade, talvez minhas voltas na classificação tenham sido boas demais. Voltamos a estar onde temos estado por todo o ano, atrás da Ferrari."
E Sainz, terceiro, estava em quinto com 10 voltas para o final e passou o companheiro Charles Leclerc e Lando Norris na pista. Isso também contribuiu para os 20s de vantagem de Verstappen, que não teve que abrir caminho no pelotão.
No top 10, só o sexto Fernando Alonso teve uma corrida igualmente solitária. George Russell e Oscar Piastri vieram brigando até o final da prova. E Yuki Tsunoda fez grandes ultrapassagens para conseguir ser "o melhor do resto", conseguindo pontuar novamente com a RB e se tornando o primeiro japonês a chegar nos pontos em mais de uma década em Suzuka.
LAP 50/53
-- Formula 1 (@F1) April 7, 2024
... but it's not going to be easy! 😱
Russell dives to the inside of Piastri at the chicane, they take avoiding action and then the McLaren defends hard into T1 🍿#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/1DxIdHO3Bb
Red Bull ainda domina, mas diferença cai
Outro ponto positivo para a competitividade é ver os rivais mais perto da Red Bull em uma pista em que foram massacrados na corrida que aconteceu ano passado, pouco mais de seis meses atrás.
Na classificação, a Red Bull já tinha sido o carro que menos evoluiu em termos de tempo. No domingo, embora a diferença seja a mesma de 2023, a grande diferença é a maneira como Sainz teve que abrir caminho no pelotão em uma prova de alta degradação de pneus. Inclusive, mais uma vez a Ferrari comprovou, mesmo com o desgaste alto de pneus, que os problemas que eles tinham com isso ficaram no passado. E também comprovaram a evolução em curvas de alta velocidade.
"Nós estamos muito mais consistentes, mas precisamos de um pouco mais para colocar a Red Bull sob pressão. Quando isso acontece, você comete mais erros. Não foi o caso hoje, mas esperamos que seja em outras pistas", disse o chefe ferrarista Fred Vasseur.
Deixe seu comentário