Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

A Ferrari melhorou ou só venceu na Austrália porque Verstappen quebrou?

A vitória de Carlos Sainz no GP da Austrália coroou um fim de semana muito consistente da Ferrari, que só não tinha conquistado também a pole position por um erro do espanhol em um ponto complicado da pista por conta do vento. Max Verstappen sabia que tinha conseguido uma grande volta no sábado e tinha motivos para se preocupar com o ritmo de corrida da Red Bull, já que a preparação da equipe não tinha sido das melhores.

Até porque seria uma corrida desafiadora por conta do desgaste de pneus, que aconteceu de uma maneira diferente da maioria das provas. Esse é geralmente um quesito em que a Red Bull é melhor que os rivais, mas especificamente quando os pneus dianteiros se degradam mais que os traseiros e quando essa degradação não é decorrente de superaquecimento, a Ferrari já tinha mostrado que podia dar trabalho à Red Bull ano passado, quando não tinha um carro tão forte quanto já mostrou ter nas corridas deste ano.

Mas tudo ficou apenas na suposição quando Verstappen teve uma quebra no freio logo no início da prova e abandonou pela primeira vez desde o GP da Austrália de 2022. Isso abriu caminho não só para a vitória de Sainz, como também para uma dobradinha da Ferrari. E deixou no ar a dúvida de como seria a prova se o líder do mundial não tivesse tido problemas.

Outro ponto polêmico da corrida foi a punição de 20s dada a Fernando Alonso após o espanhol ter desacelerado antes de uma curva, ajudando a desestabilizar o carro de George Russell, que bateu. A Mercedes acabou saindo sem pontos da Austrália, após o abandono também de Lewis Hamilton, por uma quebra de motor. De qualquer maneira, eles tiveram um rendimento pior do que nas duas primeiras etapas, sofrendo nas curvas de alta velocidade do Albert Park.

A Williams é outra equipe que quer esquecer o último final de semana. Eles tiveram de decidir qual piloto disputaria o GP, já que só tinham um chassi disponível depois que Alex Albon bateu forte nos treinos livres. Optaram pelo piloto tailandês para terem mais chances de pontuar e saíram zerados mesmo com os abandonos de Verstappen, Hamilton e Russell.

A Sauber também enfrentou problemas com seus pitstops, uma constante da equipe nesta temporada. Eles inclusive foram multados em 5.000 euros (equivalente a pouco menos de 27 mil reais) depois que uma porca saiu voando no meio dos boxes durante uma de suas trocas de pneus.

A próxima corrida da F1 é o GP do Japão, dia 7 de abril.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes