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As 3 vantagens de Verstappen e uma briga pelo pódio: o que esperar do GP

A primeira classificação do ano na Fórmula 1 mostrou um cenário parecido com o do ano passado, com Max Verstappen tendo que mostrar serviço para conseguir a pole position em um pelotão apertado. Pelo menos em uma volta lançada. Na corrida deste sábado, com largada ao meio-dia pelo horário de Brasília, veremos se outra realidade de 2023 continua neste ano: a expectativa é de que o ritmo de corrida dele seja superior, enquanto a briga é boa logo atrás.

Verstappen fez a pole position com 228 milésimos à frente do segundo colocado Charles Leclerc, mesmo tendo conseguido um vácuo no início de sua volta mais rápida. Porém, o giro mais veloz da classificação foi o do piloto da Ferrari ainda na segunda parte da sessão. Quando as posições do top 10 foram decididas, o vento aumentou e isso afetou os tempos.

Mesmo não tendo uma vantagem tão grande na classificação, a Red Bull conseguiu levar um trunfo importante para a corrida com seus dois pilotos: um pneu macio novo, que muito provavelmente será usado na primeira parte da prova. "Isso dá uma vantagem de 2 ou 3s no tempo total da corrida", calcula Carlos Sainz, que sai na quarta colocação.

A preocupação de Sainz é com o companheiro de Verstappen, Sergio Perez, que larga em quinto. Isso porque o desgaste dos pneus traseiros é uma marca tão forte do GP do Bahrein que os pilotos até evitam forçar 100% na classificação se souberem que vão usar o mesmo jogo de pneus em algum momento da corrida.

Mesmo ficando bem atrás de Verstappen, como na maioria das classificações do ano passado, Perez se disse mais à vontade com a dianteira do carro. Mas salientou que "ainda é uma Red Bull", ou seja, ainda é um carro difícil de pilotar para o estilo dele.

O desgaste de pneus também afeta a maneira como os pilotos acertam seus carros, muitas vezes tentando tirar carga para evitar superaquecimento dos traseiros durante a corrida. Isso ajuda a explicar, por exemplo, por que Lewis Hamilton estava sorridente mesmo após ficar apenas com a nona colocação no grid. "Eu e George [Russell, terceiro colocado no grid] começamos o final de semana com acertos idênticos, mas depois fomos em direções completamente diferentes. Eu fiz isso para tentar melhorar meu ritmo de corrida, vamos ver se vai funcionar. Os traseiros estavam se aquecendo muito e, aqui, o ritmo de corrida é tudo!"

Hamilton aposta em acerto diferente após classificação ruim

Hamilton disse que o carro novo da Mercedes é "fantástico" em relação aos dois últimos, com os quais passou suas únicas temporadas da carreira sem vitórias até aqui. "É uma grande melhora em relação ao ano passado."

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Hamilton deve estar no meio de uma disputa de carros muito equilibrados. Verstappen tem a vantagem da pole, do jogo de pneu novo, e muito provavelmente de ritmo puro de corrida. As Ferrari vão tentar aproveitar que estão no 2 x 1 contra Russell para tentar um pódio duplo, mas os três estarão se defendendo de Perez, que tende a crescer nas corridas.

Logo atrás, há um outro grupo equilibrado com Fernando Alonso em sexto, as duas McLaren (largando em sétimo com Norris e oitavo com Piastri) e Hamilton. Alonso reconheceu que sentiu dificuldade de "se conectar" com sua Aston Martin durante a pré-temporada, mas sentiu uma melhora significativa neste final de semana. Ele conseguiu o sexto lugar mesmo fazendo apenas uma tentativa na classificação e, com isso, não estava na pista nos últimos instantes, quando a pista geralmente está melhor.

Falando sobre a corrida, Alonso não estava tão otimista de que será uma grande disputa. "Acho que todo mundo vai ficar preso no DRS porque o ritmo é bastante parecido". O diferencial será quem vai conseguir cuidar melhor dos pneus mesmo disputando com outros carros.

Um piloto que estará bem focado nessa tarefa é Nico Hulkenberg, uma surpresa na classificação, com o décimo lugar. Sua Haas foi muito forte em classificação em 2023, e muito ruim nas corridas justamente devido ao desgaste alto. Mas ele acredita que o time está em uma situação muito melhor neste ano, embora sua briga não seja com o pelotão da frente. "Eles vão sumir na frente e teremos uma briga boa na segunda metade", acredita o alemão.

Quem não deve estar nesta briga é a Alpine, que amargou as duas últimas posições no grid, confirmando a expectativa de um início de ano difícil.

O GP do Bahrein geralmente é uma corrida de duas paradas, com pilotos muitas vezes fazendo escolhas diferentes em relação aos compostos utilizados. Outro ponto importante é a diferença de aderência entre o lado das posições ímpares, mais emborrachado, em comparação com as pares.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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