Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Japonesa Nishiya leva o ouro do X Games; Rayssa Leal fica em quarto

A skatista Rayssa Leal durante competição no X Games da California - Rich Storry/ ESPN Images Divulgação
A skatista Rayssa Leal durante competição no X Games da California Imagem: Rich Storry/ ESPN Images Divulgação

Colunista do UOL

24/07/2022 18h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A atual campeã olímpica de skate street, a japonesa Momiji Nishiya levou o ouro no X Games, realizado neste domingo, na região de San Diego, na Califórnia em uma prova com quatro japonesas, três brasileiras, uma americana e uma australiana.

Momiji, de 14 anos, estava muito tranquila e consciente da sua rotina e acertou manobras como big spin frontside boardslide, feeble front heel flip e até um frontside salad grind perfeito.

A segunda colocada foi a australiana Chloe Covell, de 12 anos, a mais jovem atleta do X Games nesta edição dos Jogos, e o bronze foi para a japonesa Yumeka Oda, de 15 anos, em um pódio totalmente adolescente.

A skatista maranhense Rayssa Leal, não estava muito concentrada, e teve vários erros nas primeiras tentativas, mas com uma única volta muito boa, saltou das últimas posições para o terceiro lugar, o que lhe garantiria o pódio, e só foi desbancada na última série por uma linha perfeita da jovem australiana Chloe Covell.

Rayssa, na sua melhor volta realizou manobras como kickflip backside lipslide, crooked grinde, frontside bluntslide, heelflip frontside boardslide e backside lipslide mas precisaria de ao menos mais uma volta com boa pontuação para estar no pódio.

A brasileira Letícia Bufoni, de 29 anos foi a vencedora da edição do ano passado, e chegou a fazer uma linha com frontside feeble grind, 360 flip, backside Smith grind, backside lip slide, crooked de back, tali slide into fakie, e com essa volta chegou a ficar temporariamente entre as quatro primeiras, mas também foi superada.

A bicampeã da Street League, a paulista Pâmela Rosa ficou no nono lugar.

A próxima parada internacional será semana que vem no estado de Iowa, na cidade de Des Moines, com o Dew Tour, onde a delegação brasileira também estará presente.

Confira a classificação final:

  1. Momiji Nishiya (JPN)
  2. Chloe Covell (AUS)
  3. Yumeka Oda (JPN)
  4. Rayssa Leal (BRA)
  5. Funa Nakayama (JPN)
  6. Aori Nishimura (JPN)
  7. Poe Pinson (EUA)
  8. Leticia Bufoni (BRA)
  9. Pamela Rosa (BRA)

Na estreia do Real Street Best Trick quem levou a melhor foi Yuto Horigome

A competição de Reel Street Best Trick foi realizada no corrimão de uma escadaria de 10 degraus de uma escola no sul da Califórnia, em local que só foi divulgado para os competidores na hora do evento, sem público, e sem qualquer material publicitário.

Assim como uma prova de Best Trick, foram convocados apenas a elite do street mundial, que tinha 30 minutos para mostrar em uma jam session, quem acertava as melhores manobras, atravessando o corrimão e descendo no asfalto do estacionamento da escola.

Com nomes como Nyjah Huston, Braden Hoban, Dominique Walker, Blake Carpenter, Matt Berger, Yuto Horigome, Daiki Ikeda, Jamie Foy, Dashaw Jordan e o brasileiro Kelvin Hoefler, os resultados não podiam ser acompanhados pelo público, e foram divulgados apenas no final da prova.

Para os juízes a medalha de ouro foi para o japonês Yuto Horigome que acertou um Nollie 270 Noselide, deixando a prata para o americano Jamie Foy que acertou varias "pedradas" como fakie flip frontside boardslide e um nollie frontside hurricane, e o bronze ficou com o canadense Matt Berger que acertou um fronstide bluntslide kickflip fakie.

A competição de Real Street surgiu pela primeira vez no X Games em 2010, onde competidores e videomakers faziam vídeo partes ao vivo de 60 segundos, com sonorização e edição posteriores.

Campeã olímpica de Park passa bem depois do susto

Para qualquer pessoa saber que sofreu uma concussão é algo preocupante.

Mas para alívio dos fãs, no caso da campeã olímpica de park, a japonesa Sakura Yosozumi de 20 anos, parece que tudo não passou de um susto.

Sakura escorregou no último segundo de sua volta na prova de Park feminino, ontem no X Games, e ao cair bateu a cabeça duas vezes no chão. Ela estava de capacete.

A pancada foi forte e a medalhista de ouro do Japão, teve de ser atendida pelos paramédicos no local e ser levada para um hospital para exames.

Na maca do hospital publicou uma foto com uma sonda na mão, com a frase "Está tudo bem".

Na sequência postou fotos de seu atendimento e transporte na maca, mas também fotos alegres com sua amiga Sky Brown (que venceu a competição), e ao ostentar a medalha de prata pelo segundo lugar, e um sorriso no rosto ao dar entrevistas.