Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hoje é Dia do Skate e Pedro Quintas celebra com segundo lugar na Dinamarca

O skatista paulistano Pedro Quintas, que ficou em segundo no CPH Open, na Dinamarca - Mitchell Mylius/Divulgação
O skatista paulistano Pedro Quintas, que ficou em segundo no CPH Open, na Dinamarca Imagem: Mitchell Mylius/Divulgação

Colunista do UOL

21/06/2022 09h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O skatista paulistano Pedro Quintas, de 20 anos conquistou neste final de semana a prata, no mais incrível campeonato de skate do mundo, o CPH Open, disputado no Rune's Gifberg Bowl em Copenhague, capital da Dinamarca.

Ficou atrás apenas do vencedor da prova, o australiano Kieran Wooley, de 18 anos, que nos Jogos Olímpicos de Tóquio derrubou um cinegrafista, e mesmo assim terminou em quinto lugar na fina do park. Quintas, ficou em oitavo na mesma categoria nas Olimpíadas.

"A energia estava boa demais, todo mundo gritando nas minhas voltas e levantando pra aplaudir, uma das sessões mais vibes da minha vida", disse Quintas em depoimento exclusivo para a coluna de skate do UOL Esporte.

Quintas, está hoje na República Tcheca, onde irá correr o Mystic Cup em Praga, neste final de semana, antes de voltar para o Brasil quando se iniciam os treinos classificatórios para as Olimpíadas da França.

Hoje, dia 21 de junho é celebrado o Go Skateboarding Day, conhecido por aqui como Dia Mundial do Skate, e a capital da Dinamarca, Copenhague, antecipou as festividades desde quarta-feira passada, com o CPH Open.

O evento contou com 156 inscritos de 25 países de todos os continentes, que disputaram prêmios em cinco competições principais sendo duas com nomes curiosos como Prison Sessions (Sessões na Prisão), e a Death Race (Corrida da Morte), onde dois skatistas duelavam dando impulso em seus skates sem parar, e atravessam obstáculos ao mesmo tempo, o que gera tombos inevitáveis para a alegria da galera.

Dezenas de skatistas olímpicos participaram do evento como os americanos Nyjah Huston e Zion Wright, a japonesa Funa Nakayama (bronze em Tóquio), os franceses Vincent Milou e Aurelien Giraud, e os brasileiros Pedro Barros (prata no Japão) e Giovanni Vianna, além de outros 16 skatistas brasileiros renomados.

O festival, um dos mais tradicionais da Europa é uma verdadeira maratona de eventos com competições de todo tipo de modalidade, festas, shows de rua, eventos LGBTQIA+, demonstrações, dinheiro por manobras, caixas de cerveja por manobras, corridas, filmes, namoros e bebidas alcoólicas gratuitas pela cidade.

Conhecido também como o "Woodstock do skate", como descrito em nossa coluna no ano passado pelo skatista paranaense de Cascavel, Neverton Casella o evento se tornou fonte de renda e muita diversão para os skatistas brasileiros.

"É o campeonato mais da hora que tem, é muita bagunça tudo desorganizado, mas tá tudo certo", comentou em seus stories o editor da revista Vista Art, o fotógrafo paulistano Flávio Samelo, que acompanhou as "arruaças" competitivas do skate e transmitiu ao vivo com seu celular até o escurecer de verão dinamarquês, as 23h.

Dia do Skate em SP já reuniu mais de 8 mil skatistas, até carro invadir a rua

O Go Skateboarding Day (Dia Mundial do Skate), foi criado em 2004 pela IASC (Associação Internacional de Companhias de Skate), para fomentar o esporte com atividades esportivas e comerciais, e escolheram o dia 21 de junho por ser o primeiro dia de verão no Hemisfério Norte (primeiro de inverno no Brasil).

O Go Skate Day é feito de forma espontânea por iniciativa dos próprios skatistas, que reúnem milhares de participantes através das redes sociais para descer a ladeira em grupo, e andar muito de skate.

Mas em 2017 em São Paulo, um carro invadiu a ladeira da rua Augusta que estava sendo utilizada como via de descida pelos skatistas e atropelou cinco participantes.

O veículo foi depredado pelos skatistas, e o condutor foi posteriormente localizado, indiciado e liberado. Desde então a cidade deixou de realizar essa festividade que já reuniu mais de 8 mil skatistas.

No Brasil muitas cidades anteciparam a comemoração, como foi o caso de Cascavel (PR), que fez um churrasco com chopp e espetinho, enquanto em Nova Iguaçu (RJ), rolou o Skate Arte Fest com exposições, fotos e gastronomia.

Em Salvador (BA) a festa foi no Rio Vermelho, e em Pelotas (RS), os skatistas preferiram manobras em troca de cerveja.

Os catarinenses celebram hoje de forma online uma série de lives com entidades sociais de skate até sexta-feira.

Em São Bernardo do Campo, a data será comemorada na pista, mas só para meninas. No Rio de Janeiro, rola o Dreaming Go, no Galpão do Engenhão, com doação de alimentos.

Eventos ainda estão programados para Niterói (RJ), Brasilia (DF), Alvorada (RS), e no Pará, que terá eventos em Paraupebas, Moju, Tucuruí e Belém neste final de semana.