Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Skate ucraniano e guerra: documentário tem 100 mil views em uma semana

Cena do filme "Revolution On Granite" da Revista Thrasher com skatistas ucranianos pioneiros - Reprodução Youtube
Cena do filme "Revolution On Granite" da Revista Thrasher com skatistas ucranianos pioneiros Imagem: Reprodução Youtube

Paulo Anshowinhas

20/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A cena da principal skate plaza ucraniana em Kiev, a Maidan Nezalezhnosti (Praça da Independência), é tema do documentário longa metragem Revolutions On Granite (Revoluções no Granito, em tradução livre), produzido pela revista Thrasher. Lançada há uma semana, já tem mais de 100 mil visualizações e trata tanto da importância histórica desse monumento para o país, quanto da questão política e da guerra atual contra a Rússia, que já era uma preocupação entre os skatistas em 2021, quando o filme foi rodado.

Com 40 minutos de duração, o filme dirigido por Brendan Gilliam e Peter Conopask apresenta depoimentos dos skatistas ucranianos (com legendas em inglês). A revista omitiu os nomes dos participantes por questões de segurança.

"Eu aprendi a montar e desmontar um rifle AK47, antes mesmo de aprender a montar um skate", disse um skatista veterano, um dos primeiros a andar no país.

"Nós não queremos voltar para a Idade Média, e a Rússia é própria Idade Média", afirmou um skatista russo naturalizado ucraniano em uma das passagens.

"Revoluções no Granito" é um filme muito emocional, que se aprofunda na história da comunidade, nos valores e importância da liberdade e na resiliência de um povo através das lentes dos skatistas.

"Para mim, skate não é um esporte e, sim, um estilo de vida", completa outro skatista, que se identifica com a ideia do skate ser uma modalidade revolucionária e que não pode se calar diante dos fatos.

O filme traça uma linha do tempo do primeiro skatista ucraniano e a evolução do skate neste local emblemático. O documentário mostra a realidade de vida desses skatistas que são articulados e têm opinião formada sobre o que está acontecendo no país e no mundo.

O título do filme, "Revolução No Granito", marca 31 anos de protestos que levaram à independência da Ucrânia da União Soviética, em 1991. As manifestações foram realizadas nesta praça, que se tornou marco nacional.

Entre cenas gravadas em formato Super8, VHS, 35 e 16 mm, o documentário mostra os primórdios do skate ucraniano, mesclado com imagens de guerras em que o país já esteve envolvido com a Rússia.

Por fim, a revista se alinha aos esforços de ajuda humanitária e apresenta um link para doação aos refugiados.

Skatista brasileiro foi atração na Belarus e andou com ucranianos em Odessa e Kiev

O skatista carioca da modalidade freestyle, Ernani Warwick, conhecido como Tai Tai, conheceu de perto a cena do skate no Leste Europeu, ao ser uma das atrações do Museu do Skate Russo, em Minsk, capital de Belarus em 2019.

Tai Tai conheceu os dois lados desse conflito que vem destruindo a Ucrânia faz duas semanas.

De um lado, o Museu do Skate Russo —que já teve uma pequena mostra em São Paulo, também em 2019, no Museu da Imagem e do Som, durante o festival Skate Weekend—, promove a história do skate mundial sob a ótica russa, com skates nada convencionais produzidos na época da antiga União Soviética.

O praticante de free style foi convidado especial do museu, na exposição "A Cultura do Skate Brasileiro dos Anos 80", levada para Belarus pelo skatista paulista Tadeu Ferreira.

Tai Tai - Divulgação - Divulgação
Cartaz do Museu do Skate Russo de Minsk, com o skatista brasileiro Tai Tai
Imagem: Divulgação

Tai Tai, que é um dos principais nomes do skate freestyle vintage do Brasil, aproveitou que estava em Belarus e atravessou a fronteira. Foi primeiro até Kiev e depois partiu para o sul da Ucrânia, para a cidade portuária de Odessa, para andar com os skatistas locais.

Segundo o veterano skatista carioca, Odessa é uma cidade muito bem cuidada, com calçadas lisas que facilitavam o deslocamento, e uma população jovem e pacífica.

Mesmo assim, quando ele visitou a Ucrânia, o país já estava em conflito armado com as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk. Taitai disse que viu soldados com rifles e metralhadoras em supermercados, o que foi um tanto assustador.