Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Surfista Italo Ferreira disputa Laureus. Skatistas brasileiros estão fora

Italo Ferreira na abertura do mundial da WSL em Pipeline - WSL
Italo Ferreira na abertura do mundial da WSL em Pipeline Imagem: WSL

Colunista do UOL

03/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Comitê Organizador do Laureus Awards, equivalente ao Oscar do esporte mundial, anunciou nesta quarta-feira (2) o nome dos indicados às sete categorias do prêmio deste ano.

O Brasil estará sendo muito bem representado pelo surfista Ítalo Ferreira, concorrendo na categoria Esportes de Ação Globais do Ano.

Ítalo, que nasceu em Bahia Formosa, no Rio Grande do Norte, vem de uma sequência muito bem-sucedida, tendo sido campeão mundial em 2019 e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Dois skatistas de street, e medalhistas de ouro olímpico japoneses estão no páreo com Ítalo nesta categoria, a jovem Momiji Nishya, que ficou em primeiro na frente de Rayssa Leal, e o campeão Yuto Horigome.

Momiji, com 13 anos de idade, foi a primeira skatista vencedora da categoria feminina da história das Olimpíadas, e a segunda mais jovem de todos os tempos, ficando atrás apenas da mergulhadora americana Marjorie Gestring que era 63 dias mais nova que Momiji, isso em 1936.

Yuto Horigome venceu as Olimpíadas em sua terra natal no street park com notas na casa do 9 Club, ou seja, acima de 9 pontos —um 9.30 e um 9.50—, além de já ter batido a lenda americana Nyjah Huston e se tornado atual campeão do mundo com o título em Roma.

Os três ainda estarão acompanhados da surfista americana Carissa Moore, do escalador espanhol Alberto Ginés e da ciclista de BMX britânica Bethany Shriever.

Correndo por fora desta disputa, mas ainda indicada a outro prêmio importante dentro das categorias do Laureus, está a skatista britânica Sky Brown, de apenas 13 anos, que concorre na categoria Retorno do Ano.

Sky, sofreu um traumatismo craniano fraturando a cabeça e o punho direito depois de cair do alto de um half-pipe em junho de 2020.

Ela chegou inconsciente ao hospital, mas se recuperou rapidamente e no ano seguinte, com 13 anos e 28 dias, terminou em terceiro lugar na modalidade park, e se tornou a mais jovem atleta britânica a conquistar uma medalha olímpica para o Reino Unido.

Apesar da ótima campanha olímpica no ano passado, este ano os skatistas brasileiros não terão um representante no Laureus. Rayssa Leal já foi indicada anteriormente, e Bob Burnquist, além de ter sido indicado em 2014 e 2016, levou o troféu para casa em 2002.