Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Skate, surfe e escalada estarão oficialmente nas Olimpíadas de Los Angeles

A skatista Sky Brown, (de capacete azul), que desenhou um dos emblemas das Olimpíadas de Los Angeles 2028 - Paulo Anshowinhas/ UOL Esporte
A skatista Sky Brown, (de capacete azul), que desenhou um dos emblemas das Olimpíadas de Los Angeles 2028 Imagem: Paulo Anshowinhas/ UOL Esporte

Colunista do UOL

03/02/2022 11h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou oficialmente nesta quarta-feira (3), a entrada do skate, surfe e escalada esportiva no programa inicial de esportes das Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.

Os três esportes, que foram anunciados em dezembro, fizeram sua estreia nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas não integrando programa inicial.

Eles se juntam a outras modalidades como esportes aquáticos, arco e flecha, atletismo, badminton, basquete, canoagem, ciclismo, equitação, esgrima, golfe, ginástica, handball, hóquei, judô, remo, rugby, vela, tiro esportivo, futebol, taekwondo, tênis, tênis de mês, triatlo, vôlei e luta livre que também estão confirmados para 2028, totalizando 28 esportes.

"Os jogos de Los Angeles 2028 irão trazer mais frescor, energia da juventude e criatividade para os Jogos Olímpicos e para o movimento Paralímpico", disse o presidente da comissão dos Jogos de Los Angeles, Casey Wasserman ao site do Comitê Organizador dos Jogos de Los Angeles.

Emblema de skate das Olimpiadas - Reprodução Boardroom - Reprodução Boardroom
Emblema das Olimpiadas de Los Angeles 2028 criado pela skatista Sky Brown
Imagem: Reprodução Boardroom

"Los Angeles é um lugar diferente de todos os demais e será incrível hospedar surfe, skate e escalada esportiva, como modalidades da Costa Oeste entre os favoritos.", completou em nota.

Para celebrar a inclusão oficial desses esportes, o Comitê revelou três emblemas que irão compor os logos de Los Angeles 28, desenhados por três atletas olímpicos renomados da nova geração: a skatista britânica Sky Brown, a surfista americana Carissa Moore e o escalador Nathaniel Coleman.

emblema surf - Reprodução Boardroom - Reprodução Boardroom
Emblema das Olimpiadas de Los Angeles 2028 criado pela surfista Carrisa Moore
Imagem: Reprodução Boardroom

Sky disse que sua obra foi inspirada no seu pico favorito na Califórnia, a pista de skate de Venice Beach. A surfista pagou um tributo para sua cidade natal Honolulu, e Coleman, por sua vez, optou por formas geométricas para representar o seu esporte em lembrança das montanhas de sua cidade natal, Utah.

Emblema escalada - Reprodução Boardroom - Reprodução Boardroom
Emblema das Olimpiadas de Los Angeles 2028 criado pelo escalador Nathaniel Coleman
Imagem: Reprodução Boardroom

O programa oficial, em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional será finalizado até dezembro de 2023 e poderá ainda incluir outras modalidades como boxe, pentatlo e levantamento de peso.