Grave acidente no ciclismo põe em risco Olimpíada de 3 candidatos ao ouro
Ao menos três candidatos ao ouro olímpico no ciclismo se envolveram em um grande acidente, anteontem (4), durante a 4ª etapa da Volta do País Basco. Doze competidores, no total, foram afetados, incluindo o dinamarquês Jonas Vingegaard, atual campeão da Volta da França, o belga Remco Evenepoel, campeão da Volta da Espanha em 2022, e o esloveno Primoz Roglic ouro em Tóquio no contrarrelógio.
O acidente aconteceu nos últimos 40 quilômetros da etapa, em uma curva de alta velocidade. Diversos ciclistas perderam controle de suas bicicletas e foram jogados para fora da pista, caindo em uma vala de cimento.
A situação mais grave parece ser de Jonas Vingegaard. Ele sofreu fraturas na clavícula e em várias costelas, de acordo com comunicado da equipe Visma. "Um exame mais aprofundado no hospital também revelou que ele teve uma contusão pulmonar e um colapso pulmonar," disse a equipe. O dinamarquês está internado e consciente.
Evenepoel, uma das estrelas do ciclismo, apareceu em vídeo no X (ex-Twitter) afirmando que quebrou a clavícula e a escápula. "Obviamente, meus planos de curto prazo terão que mudar, mas espero e acredito que meus objetivos de longo prazo não devem ser afetados", disse.
Ele deve perder boa parte da temporada, mas deve voltar a tempo da Volta da França, entre 29 de junho e 21 de julho, terminando uma semana antes da Olimpíada.
#itzulia2024 pic.twitter.com/9iGqbpNvKX
-- Las Gafas de Soldador (@lasgafasdesolda) April 4, 2024
Já Rogli?, que liderava a prova após três etapas, foi forçado a abandonar a Volta do País Basco. Aparentemente ele sofreu lesões menos graves que a dos adversários e deve retornar antes às competições.
Entre os demais lesionados está Jay Vine, australiano que é considerado um dos melhores gregários do mundo (ciclistas que trabalham para que os principais nomes da equipe disputem títulos).
Deixe seu comentário