Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Presidente do taekwondo renuncia no COB para ser vice de Paulo Wanderley

Alberto Maciel Junior, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) e treinador da modalidade, renunciou hoje ao seu cargo no Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Isso significa que ele se coloca como principal opção para compor, na condição de candidato a vice-presidente, a chapa eleitoral de Paulo Wanderley nas eleições previstas para o fim do ano. Junior segue no comando da CBTkd.

Quem quiser concorrer a um novo cargo no COB precisa se descompatibilizar do posto que ocupa no comitê até amanhã. Na semana passada, Marco La Porta, até então vice-presidente, e Yane Marques, até então presidente da Comissão de Atletas, também deixaram seus cargos.

Ao Olhar Olímpico, Junior Maciel disse que "colocou seu currículo na pista" ao deixar o Conselho de Administração e que faz parte do grupo político de situação. Hoje, é ele o preferido, dentro de confederações que apoia Paulo Wanderley, para ser indicado como vice, assim como já foi Marco La Porta.

O cenário atual tem Wanderley e Junior em uma chapa, e Marco La Porta encabeçando outra. Yane Marques, indicada pelos atletas, tem tanto a opção de ser vice com La Porta quanto de sair como primeira mulher candidata a presidente. O inverso (Yane para presidente, La Porta para vice) não pode acontecer porque o ex-treinador de triatlo em tese não pode concorrer uma terceira vez a vice.

O próprio Paulo Wanderley, em tese, também não poderia concorrer a um terceiro mandato, sob o risco de o COB deixar de receber dinheiro das Loterias, mas é cada vez menos provável que ele abra mão de concorrer. Homem de confiança do presidente, Rogério Sampaio teria que deixar o posto de CEO até amanhã, mas o ex-judoca disse à coluna que seguirá no cargo. Assim, não pode ser o "plano B".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes