Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Globo pede para encurtar Superliga e dá 'mãozinha' às seleções de vôlei

Atendendo a um pedido da TV Globo, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) aceitou em encurtar em uma semana as atuais edições da Superliga A, tanto masculina quanto feminina. E isso vai ajudar às seleções em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

A Superliga Feminina estava prevista para terminar em 28 de abril, e a Superliga Masculina tinha seu jogo final programado para o domingo seguinte, dia 5 de maio. Agora, as finais, em jogo único, serão em 21 e 28 de abril, respectivamente. A tendência é que as partidas ocorram no Recife (PE).

As rodadas previstas para ocorrerem ao longo de 10 semanas no torneio feminino agora vão acontecer em nove. No masculino, os jogos restantes serão espremidos para uma tabela de 11 semanas caber em 10.

De acordo com a CBV, as mudanças foram um pedido da "Globo/SporTV, por um ajuste de grade", mas não deu maiores detalhes. "A CBV trabalhou para reorganizar o calendário sem prejuízo técnico para as equipes, e para garantir ao torcedor que as finais da maior competição de clubes do voleibol nacional sejam transmitidas ao vivo, em TV aberta, para todo o Brasil", explicou.

As alterações acabam por ajudar as seleções brasileiras. Havia um entendimento, entre o comando da CBV e as comissões técnicas, de que o período de preparação antes do início da Liga das Nações (VNL) era curto, mas antecipar o fim da Superliga não era tratado como uma possibilidade. Com o pedido da Globo, e o compromisso de passar os jogos finais na TV aberta, passou a ser.

No feminino, o Brasil estreia na VNL no dia 14 de maio, no Rio, o que dá a possibilidade de a equipe se preparar ao longo de três semanas com as jogadoras que atuarem na final da Superliga. É comum que as atletas dos times eliminados antes também se apresentem antes.

O masculino também ganha uma semana extra de preparação com os jogadores que chegarem à final da Superliga. A seleção estreia na VNL no dia 21 de maio, também no Rio. A CBV trabalhou para que o Brasil fosse sede da Liga das Nações logo na primeira semana, nos dois naipes, para que as equipes não precisassem viajar logo de cara.

Procurada, a CBV disse que as mudanças não geram prejuízo, somente ganhos. "A programação de trabalho [das seleções] tinha sido alinhada com os treinadores das equipes masculina e feminina, atendendo todas as necessidades da preparação das equipes para a Liga das Nações. O ajuste de calendário solicitado pela TV Globo/sportv manteve os benefícios para os envolvidos na Superliga e ampliou o tempo de preparação das seleções, o que é considerado positivo pela CBV", disse a entidade.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes