Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mulher, brasileira e premiada: Rafaela Pimenta supera barreiras no futebol

Rafaela Pimenta levou Erling Haaland, do Borussia Dortmund para o Manchester City - Reprodução
Rafaela Pimenta levou Erling Haaland, do Borussia Dortmund para o Manchester City Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

05/11/2022 13h31

Rafaela Pimenta sempre fugiu dos holofotes. Durante mais de 20 anos optou pelo "anonimato", enquanto, ao mesmo tempo, trabalhava dia e noite como braço direito de Mino Raiola no agenciamento de grandes nomes do futebol mundial, como Balotelli, Ibrahimovic e Pogba.

A morte do famoso e polêmico agente italiano, em maio deste ano, fez com que a sócia brasileira assumisse de vez as rédeas da multimilionária empresa. Obrigou uma mudança, ainda que de forma tímida, no perfil de figura pública.

Nos bastidores, Rafaela, natural de São Paulo, sempre teve peso, poder e influência. Aos 50 anos, é respeitada por jogadores, dirigentes e concorrentes. Passou por cima da xenofobia e, especialmente, do machismo que impera no mundo da bola.

Nos últimos meses, a advogada de formação e ex-professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) começou a aparecer mais - um pedido, inclusive, feito por Mino Raiola. Consequentemente, passou a ser mais conhecida diante de torcedores e jornalistas.

Foi a responsável direta pela transferência mais bombástica do último mercado de verão na Europa: a saída de Erling Haaland, do Borussia Dortmund para o Manchester City, num acordo extra-oficial de mais de 120 milhões de euros.

Esteve presente ainda no retorno de Pogba para a Juventus e na negociação de Gravenberch, que trocou o Ajax pelo Bayern de Munique. Negócios de impacto que colocaram de vez a brasileira fluente em oito idiomas no topo do ramo empresarial.

Em alta, Rafaela Pimenta foi a ganhadora do prêmio Golden Boy de Melhor Agente de Jogadores Europeus de 2022, cuja entrega vai ocorrer na próxima segunda-feira, em Turim, na Itália. A premiação é uma iniciativa tradicional do jornal italiano Tuttosport.

Também é uma das indicadas a Melhor Agente do Ano no Globe Soccer Awards de 2022, outra premiação de prestígio do futebol. O processo ainda está em fase de votação e os vencedores vão conhecidos no dia 17 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

No Globe Soccer Awards, que nunca foi vencido por uma mulher e nem sequer um agente de origem brasileira, Rafaela, que mora em Monaco, está na disputa com os renomados Jorge Mendes (vitorioso em dez ocasiões), Pini Zahavi, Jonathan Barnett, Leon Angel e Frank Trimboli.

Com apenas um jogador brasileiro no leque de clientes (o lateral-direito Wesley Gasolina, do Cruzeiro), a empresa de Rafaela Pimenta conta atualmente com os seguintes craques: Erling Haaland (Manchester City), Paul Pogba (Juventus), Zlatan Ibrahimovic (Milan), Gianluigi Donnarumma (PSG), Matthijs de Ligt (Juventus), Ryan Gravenberch (Bayern de Munique), Denzel Dumfries (Inter de Milão), entre outros.