PUBLICIDADE
Topo

Marília Ruiz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marília Ruiz: Os mata-matas de Galo e Flamengo no Brasileirão

Marília Ruiz

Tenho 20 anos de jornalismo esportivo: 5 Copas do Mundo, 4 Olimpíadas, muitos Brasileiros, alguns Mundiais e várias Copinhas. Neste blog seguirei fazendo isso: escrevendo sobre futebol. Sem frescura. Sem mimimi. Para versões oficiais dos clubes e atletas, recomendo procurar as assessorias de imprensa.

15/10/2021 11h20

Deixando escoriações leves (há controvérsias) aqui e acolá, acabou a "data-Fifa" tripla de outubro. Segue o Galo x Fla rodada a rodada. Os dois melhores times do Brasileirão voltarão a dividir os holofotes. As manchetes, ostensivamente, vão deixar claro isso.

Os 11 pontos que separam Galo e Flamengo (além dos asteriscos) serão medidos em campo até o esperado confronto direto daqui a 15 dias.

Antes, o Flamengo tem pela frente a maratona Cuiabá (casa), Athlético-PR (ida Copa do Brasil), Flu (como visitante) e Athlético-PR (volta da semifinal).

O Galo tem Atlético-GO (fora), Fortaleza (ida a Copa do Brasil), Cuiabá (casa) e Fortaleza (volta da semifinal) antes do "mata-mata" com o Fla na 29ª rodada do Brasileiro.

Na contagem regressiva para sair de uma fila de 50 anos, o Atlético-MG tem um técnico experiente em mata-matas. Sabe o Cuca que há uma administração de vantagem a ser calculada - como ele bem fez em 2016 no Palmeiras.

Arrisco dizer que o humor do time de Renato Gaúcho para a maratona de jogos remarcados para o início de novembro será modulado pelo fato de ter ou não diminuído drasticamente a vantagem dos alvinegros na tabela - ainda que virtualmente.

Se a tabela marca 11 de diferença hoje, a projeção por pontos perdidos aponta 5 (que pode cair para 2 se o Flamengo bater o Galo no Maracanã no dia 30 de outubro). Na sequ6encia, num fôlego só, Renato terá que jogar em 2/11 (Athlético-PR), 5 (Athlético-GO) e 8/11 (Chapecoense).

Isso sem contar que o humor rubro-negro pode ser novamente afetado pela próxima convocação de Tite, para os jogos contra Colômbia e Argentina em NOVEMBRO...

Que Nossa Senhora do Bom Senso nos proteja!

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Flamengo manda o jogo contra o Cuiabá em casa, e não fora. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL