Topo

Marília Ruiz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marília Ruiz: De que lado você está no Guardiola x Neymar?

Rivais na semifinal da Champions League: Guardiola sempre foi admirador do futebol de Neymar - Tobias Hase/picture alliance via Getty Images
Rivais na semifinal da Champions League: Guardiola sempre foi admirador do futebol de Neymar Imagem: Tobias Hase/picture alliance via Getty Images

28/04/2021 10h42

Neymar ou Guardiola: a semifinal de hoje certamente vai dividir as suas redes sociais com (respeitosamente) chatos dos fãs clubes de ambos, embora, saibamos, seja um jogo de 11 contra 11.

Não é necessário discorrer aqui sobre a competência de Guardiola. O menos globalizado dos torcedores já se pegou invejando aqui e ali o time dirigido pelo treinador. O mais fanático amante da análise de desempenho vai além. O espanhol é o xamã do futebol moderno. É o gênio a ser copiado. Já é lenda.

O próprio Guardiola parece não se ver assim. Obstinado, insatisfeito, perfeccionista, ele tem peregrinado desde a sua saída do Barcelona para provar (para si e para os outros) que aquele time hipnótico de 2009/10/11 pode ser "ofuscado".

Sendo o futebol técnica e magia, o xamã Guardiola é quase unanimidade - ainda que os últimos mata-matas decisivos teimem em derrubá-lo.

E Neymar?

Hum...

Concordamos todos que ele é talentosíssimo. Na sequência haverá uma divisão radical: "neymarzetes" contra tudo e todos. Sem o carisma de outros craques brasileiros, Neymar sofre com as críticas dos seus mais do que as merece - mas muitas vezes as merece. Vítima (?) muitas vezes da imagem que construiu, parece, enfim, beneficiar-se da maturidade a menos para pouco se irritar com o desdém da crítica, dos outros técnicos, das outras torcidas, da France Football e seu "trofeuzinho", de todo os outros que não são "parças".

Não será possível passar pelo dia de hoje sem ser impacto pela #NeymarDay.

Aos 29, ele coleciona menos taças do que se supunha à essa altura, mas está próximo de conseguir o mesmo que almeja Pep Guardiola: uma Champions League sem Messi no mesmo pôster.

Afinal não era isso que ambos estão buscando desde que saíram de Barcelona?

PS: Paralelamente, para quem gosta de futebol, lembro que teremos UM PSG x Manchester City jogando. Entre outros, Mbappé e De Bruyne estarão em campo...