Topo

Marília Ruiz

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marília Ruiz: Paulista-21 tem asteriscos previstos em pelo menos 3 rodadas

Por causa da final da Copa do Brasil, o Campeonato Paulista começará com asteriscos importantes.

O jogo de abertura oficial do Estadual entre o atual campeão Palmeiras e o São Caetano (campeão da A-2) marcado para 28/2 já não poderá acontecer, porque na mesma data o time de Abel Ferreira começa a disputar a final da Copa do Brasil. A segunda partida mata-mata contra o Grêmio está marcada para 7/3 (tabela consta no site da Federação Paulista), justamente para quando também está marcado o primeiro dos clássicos do Estadual: Corinthians x Palmeiras. Apesar de a tabela indicar o dérbi a para o domingo, o presidente da Reinaldo Carneiro Bastos, da FPF, disse que o clássico seria na quarta-feira, 3 de março. No dia 7 seria São Bento x Palmeiras.

Ainda não foi batido o martelo. Há chance de os três primeiros jogos do Palmeiras serem adiados.

"Estamos conversando com o Palmeiras para que possamos remarcar esses jogos e para que o clube possa disputar os dois títulos em condições de igualdade. Ainda estamos estudando", disse ao blog Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, que está no Catar para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa.

Os asteriscos do Paulista vão se repetir em abril, quando o Palmeiras fará as duas partidas da Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia (marcadas para 7 e 14): além do confronto de volta contra o rival argentino, no dia 14 o Palmeiras tem previsto jogo da fase de grupos do Estadual contra o Santo André.

Aguardemos cenas com asteriscos dos próximos capítulos de uma temporada (duas no caso) que não respeitou minimamente as limitações impostas pela pandemia e o encurtamento do calendário: clubes e federações não abriram mão de nenhuma data, nenhum torneio algum, de fórmula espichada alguma; jogadores e suas entidades de classe foram (no mínimo) coniventes com a manutenção de uma maratona de jogos que já é abusiva em condições normais.

Assim, como o movimento de translação da Terra não colaborou e seguiu sendo de 365 dias e 6 horas, o ano ficou pequeno demais para campeonatos com mais datas do que fôlego e futebol.

Feliz 2021.

* Texto atualizado após conversa com Reinaldo Carneiro Bastos

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Palmeiras tem jogo marcado com o Santo André em 14/04, não a Inter de Limeira.