Topo

Marília Ruiz

Opinião: Hora de mudar o calendário do futebol

17/03/2020 09h52

Vamos tomar uma atitude baseada na ciência e na opinião dos especialistas?

Vamos tomar uma atitude já, federações estaduais e clubes?

Vamos ter coragem de sermos impopulares, CBF?

Alô, Conmebol, vamos ser humanos antes de mercadores?

Os Estaduais precisam ser CANCELADOS. Acabou. Fim. Algum chefe com bom senso e senso de comunidade precisa tomar à frente e decidir. Não teremos campeões estaduais, e as Federações precisam pegar as premiações deste ano e ajudar os clubes mais afetados por essa paralisação.

CBF, bom dia. Vamos trabalhar antes das 12h? Convoque os clubes de série A, B, C e D para falar sobre a adaptação dos torneios 2020. Não será possível começar a primeira divisão em 3 de maio. Não sou eu que digo, mas os especialistas. A previsão otimista de normalização da vida cotidiana, caso todas as recomendações sejam aplicadas, é julho/agosto. Vamos antecipar essa conversa para causar menos prejuízo a todos? Mude-se temporariamente a forma de disputa, diminua as datas, dê aos clubes um calendário viável para trabalhar, contratar e se programar para diminuir seus prejuízos neste ano que será ruim para todos. CBF, você tem caixa suficiente para ser o agente que ajuda a diminuir uma parte das perdas dos clubes que bancam o futebol nacional. CBF, sabemos que você está acostumada a cultivar apoios e bajulações: está na hora de retribuir o "carinho".

Alô, Conmebol: então, apesar do seu apego pela Copa América anual (daqui a pouco será semestral), mas desapegue: em 2020 não vai dar. Em pleno inverno no continente, não será possível, será IRRESPONSÁVEL manter um torneio com o deslocamento de 10 seleções por nove sedes. Há interesses humanos maiores do que o seu lucro. Juro que há.*

A opinião pública é muito importante para conscientizar esse "fantástico mundo dos dirigentes do futebol", sempre tão preocupados com eles próprios - interesses esses que nada têm a ver com a alegria e o bem-estar dos torcedores.

Sejamos melhores do que eles. Mostremos o que é mais importante agora para forcá-los a serem humanos.

***

*Depois de publicada essa coluna, a Conmebol decidiu adiar a Copa América para 2021)