Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Muito bem treinado, Abel, de novo, mostra que elenco é o grande diferencial

Torcedor palmeirense, faça o seguinte exercício de memória: na vitória sobre o Red Bull Bragantino, por 1 a 0, gol do argentino Flaco López, no final do segundo tempo, qual foi a defesa que exigiu mais dificuldade para o goleiro Marcelo Lomba?

Se prestou muita atenção na partida, disputada em Bragança Paulista, saberá que o goleiro reserva, que ganhou oportunidade para o descanso de Weverton, teve pouquíssimos momentos de tensão em sua área.

O veterano goleiro somente passou por algum perigo em cruzamentos. A sua partida de poucos riscos teve também a ajuda de Luan e Naves. Os dois zagueiros atuaram em perfeita sintonia e deram conta do recado.

Por que isso acontece?

Porque o Palmeiras do técnico Abel Ferreira é muito bem treinado, e quem entra sabe exatamente o que tem que ser feito.

Como disse o zagueiro Luan, no intervalo, quando foi perguntado sobre mais uma oportunidade que foi dada aos garotos da base. Seis deles começaram como titulares e outros seis ficaram como opção no banco de reservas.

É claro que não dá para esperar um primor de qualidade técnica, afinal os jogadores precisam de entrosamento e mais experiência, mas não faltou disposição e aplicação tática.

Soma-se isso o fato de que dois atletas estão em fase de adaptação: o volante argentino Aníbal Moreno e o polivalente Caio Paulista, que sob as ordens de Abel Ferreira será escalado em diversas posições.

Há menos de um mês no clube, para o torcedor, Aníbal Moreno já é uma realidade. Caio Paulista, no entanto, que fez a sua primeira partida como titular, precisa mostrar mais para ganhar a confiança.

Continua após a publicidade

Neste cenário de começo de temporada, o Palmeiras encaixou a terceira vitória seguida, e foi a primeira das quatro partidas sem tomar gol neste Campeonato Paulista, algo que os palmeirenses costumam dizer: é preciso vencer com a "baliza zero".

Para exemplificar como esse elenco é bem treinado e tem um poder de concentração acima da média, o gol, aos 44min do segundo tempo, saiu do passe de Naves para a corrida do lateral direito Garcia, que arrancou nas costas da defesa até próximo à linha de fundo.

Do cruzamento do garoto, Flaco López, bem posicionado no meio da área, aproveitou o erro no tempo de bola de Léo Ortiz, então um dos melhores jogadores em campo, cabeceou e mandou no canto esquerdo do goleiro Cleiton.

O centroavante, que foi cobrado publicamente por Abel Ferreira para que demonstre em campo o "sangue argentino", como faz o compatriota Aníbal Moreno.

Ao anotar o seu segundo gol em dois gols (anotou o 2 a 0 no clássico contra o Santos), Flaco López se credencia para ser titular enquanto Endrick não retorna da Seleção Brasileira Sub-23, que está na Venezuela em busca de uma vaga para a Olimpíada de Paris.

Entretanto, como Abel está acostumado a buscar soluções dentro do elenco, caso a diretoria não consiga contratar mais um atacante, Flaco López poderá ter as oportunidades para se firmar definitivamente como titular, já que no segundo semestre Endrick não estará mais em solo brasileiro.

Continua após a publicidade

Decisão de gente grande

A opção por escalar os reservas, claro, foi para ter os jogadores que mais atuaram na temporada descansados para encarar o São Paulo, neste domingo, na decisão da Supercopa do Brasil, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Os dois arquirrivais chegam embalados para mais um confronto histórico, prova disso que dividem a liderança geral do Campeonato Paulista. Ambos somam dez pontos, com três vitórias e um empate.

No critério de desempate, o São Paulo leva a melhor sobre o Palmeiras no saldo de gols (4 a 3).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes