Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Faltou pouco para Vitor Roque coroar estreia no Barcelona com gol e vitória

Badalado em seus primeiros dias em Barcelona, o atacante brasileiro Vitor Roque estreou com a camisa 19 do Barça e a sua primeira participação só não foi melhor porque perdeu duas chances, as quais ele não costumava perder em sua passagem pelo Athletico-PR.

Por sorte, as duas oportunidades foram desperdiçadas, nos acréscimos da segunda etapa, logo após o Barcelona virar o placar, por 2 a 1, em uma partida complicada contra o Las Palmas, como visitante, na última rodada do primeiro turno do Campeonato Espanhol.

Ao longo do primeiro tempo, sentado no banco de reservas, Vitor Roque viu o Barcelona paupérrimo de ideias. Além disso, o time sofreu com dois jogadores criados em La Masia, a fábrica de talento do clube, deitarem e rolarem. Foi assim, no passe de Sandro Ramírez, que Munir El Haddadi abriu o placar. Poderia ter saído mais gols.

Curiosamente, na surpreendente campanha do Las Palmas, o grande nome é o técnico Garcia Pimienta, que chegou ao clube em 2022, depois de se formar na carreira ao trabalhar em todas as categorias da base do Barcelona.

De um time que não deu nenhuma finalização na primeira etapa, o Barcelona melhorou no segundo tempo e pressionou o adversário na defesa, mas abusou em não prestar atenção na linha de impedimento (14 marcações) e nos erros de passes.

A sorte virou aos 10 min na lambança da defesa do Las Palmas. Em um chute errado de Mármol, a bola explodiu na cabeça de Lewandowski, sobrou para Sergi Roberto, que deu a assistência para o gol de Ferrán Torres.

Ao assistir a sua equipe errando demais no ataque, Xavi fez alterações. Primeiro entraram o português João Félix e o garoto Lamine Yamal, aos 27 min. A equipe melhorou e ficou melhor ainda com mais dois garotos, Fermín López e o brasileiro Vitor Roque, aos 26 min.

Esperto, o atacante deu a sua primeira credencial ao dividir uma bola com o goleiro Valles, mas o arqueiro levou a melhor.

De tanto martelar, nos acréscimos, o Barcelona conseguiu a penalidade cometida pelo holandês Daley Sinkgraven, ao empurrar Gundongan, que tentava o cabeceio do rebote do goleiro Valles. O defensor acabou expulso, e o alemão bateu com segurança e virou o placar.

Continua após a publicidade

Com o Las Palmas escancarado em busca do empate e com um homem a menos, Vitor Roque recebeu a bola cara a cara no meio da pequena área, mas faltou calma no arremate. A bola passou à esquerda do gol.

Na segunda, e poderia ter dado a assistência para Lamine Yamal. Porém, preferiu chutar e foi travado. A bola foi para escanteio.

Por mais talentoso que seja, Vitor Roque, como bem disse o técnico Xavi, precisa de tempo e ser trabalhado com cautela, principalmente neste momento de oscilação do Barcelona.

Com essa vitória recheada de sofrimento, o Barcelona encerra o primeiro turno na terceira posição, com 41 pontos, sete a menos do que os líderes Real Madrid e o surpreendente Girona, que é o segundo colocado no critério de desempate saldo de gols.

Depois da estreia, nesta sexta-feira, o Barcelona vai fazer a apresentação oficial de Vitor Roque, o "Tigrinho", apelido do brasileiro que foi explorado à exaustão pelo clube.

A cerimônia de apresentação não aconteceu antes porque o jogador não estava inscrito. A sua liberação só aconteceu horas antes da partida.

Continua após a publicidade

No próximo domingo, o Barcelona estreia na Copa do Rei contra o Unión Desportiva Bardastro, clube da quarta divisão. Vitor Roque pode ser titular.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes