Lei em Campo

Lei em Campo

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Por pedrada, pena do Rosário pode ir de multa até exclusão da Libertadores

A partida entre Rosario Central e Peñarol, disputada nesta quinta-feira (4), na Argentina, pela 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores, foi marcada por um episódio lamentável.

Após o apito final, o lateral Maxi Olivera, do Peñarol, foi atingido no rosto por uma pedra atirada pela torcida argentina. O jogador teve um corte próximo ao olho e precisou ser encaminhado a um hospital para a realização de exames.

O que pode acontecer com o Rosario Central?

Luiz Marcondes, advogado especialista em direito desportivo, explica que o clube argentino pode receber diferentes tipos de punição.

"O ocorrido está previsto no Regulamento Disciplinar da Conmebol. Por força do art 12.2 desse codex, o clube está sujeito à sanção por atos cometidos por sua torcida, incluindo o arremesso de objetos. A pena pode variar de uma simples advertência até a exclusão dessa competição ou de competições futuras, passando pela obrigação de jogar com portões fechados, proibição de jogar uma partida em determinado estádio ou fechamento parcial ou total deste estádio nas competições da Conmebol", explica.

Jean Nicolau, advogado especializado em direito desportivo, diz que não acredite em exclusão do Rosario Central da competição. "Devem ser aplicadas sanções relacionadas à utilização do estádio, além da imposição de multa", avalia.

Entenda a confusão

Tudo aconteceu após o apito final, quando os jogadores do Peñarol foram à beira do campo cumprimentar sua torcida presente no estádio Gigante Arroiyto. Neste momento, pedras foram lançadas pela torcida argentina em direção aos jogadores do time uruguaio, e uma delas atingiu o rosto de Olivera, que começou a sangrar.

Maxi Olivera ficou bastante irritado e apontou para o torcedor que teria arremessado a pedra. O jogador precisou ser contido por companheiros, que tentaram acalmá-lo e faziam sinal em direção à torcida para tentar amenizar a tensão.

Continua após a publicidade

Julio Trostchansky, médico do clube uruguaio, afirmou que o lateral chegou a "desmaiar por um instante".

Em suas redes sociais, Olivera tranquilizou os torcedores dizendo que está bem e classificou o episódio como "uma vergonha".

"Estou bem. Obrigado pelas mensagens. Além da dor e alguns pontos, está tudo bem. Magoado pelo resultado, porque acreditamos que merecíamos algo mais. Mas com muita raiva por conta do péssimo tratamento que nossa torcida recebeu, nossa gente. Uma vergonha! Mas, todos juntos, vamos lutar em todos os lados. Peñarol e nada mais. Isto continua, vamos que vamos", disse o jogador.

Antes do início da partida, uma grande confusão já havia acontecido. Torcedores do Rosario Central na tribuna acima da torcida do Peñarol atiraram grades de contenção em direção aos uruguaios, deixando feridos do lado dos visitantes. A polícia precisou intervir para controlar a situação.

Dentro de campo, o Rosario Central derrotou o Peñarol por 1 a 0, gol marcado por Carlos Quintana no fim do primeiro tempo.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Continua após a publicidade

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes