Nova condenação por racismo na Espanha mostra força de Vini Jr
O Real Madrid comunicou, nesta quarta-feira (17), que uma pessoa foi condenada a oito meses de prisão por ataques racistas contra o atacante Vinicius Junior e o zagueiro Rüdiger pela internet. Essa é a segunda condenação por racismo no país.
Segundo o Real Madrid, o torcedor condenado usava diferentes pseudônimos para agredir o brasileiro e o alemão no fórum do jornal espanhol Marca. No caso de Rüdiger, os ataques não foram apenas racistas, mas também religiosos.
Para especialistas, a nova condenação reforça o entendimento de que a internet não é um território livre para cometer crimes.
Andrei Kampff, advogado especialista em direito desportivo, jornalista e autor desse blog, afirmou que a decisão é mais "um avanço importante na proteção de direitos humanos no esporte e no mundo virtual."
"Como na Espanha inexiste a pena de racismo, foi aplicada a punição pelos crimes de integridade moral em relação aos dois atletas. Ou seja, o intérprete, pressionado por um movimento global, encontrou caminho para combater o preconceito. Essa é mais uma vitória que se junta à condenação à prisão de torcedores racistas na Espanha pela primeira vez e à determinação da FIFA para que Federações coloquem punições mais duras contra preconceito em ambiente esportivo. A mobilização traz diálogo e provoca transformação", avalia.
"No Brasil, por exemplo, já há leis (Marco Civil da Internet) para punir quem praticar crimes virtuais. A internet não pode ser um véu utilizado para cobrir crimes. A decisão da justiça espanhola reforça justamente esse entendimento", conta o advogado Vinicius Calixto, especialista em direitos humanos.
A condenação
Além dos oito meses de prisão, o torcedor também foi suspenso do fórum do jornal por 20 meses. Contudo, ele poderá reverter a pena ao participar de um programa de igualdade de relações e não discriminação. O acusado, que não teve identidade divulgada pelo Real Madrid, foi considerado culpado por dois crimes contra integridade moral de Vini Jr e Rüdiger.
Segunda condenação por racismo na Espanha
Esse é o segundo caso de condenação por racismo na Espanha. No mês passado, três racistas foram condenados por ataques a Vinicius Junior em Valencia x Real Madrid, no ano passado, no estádio Mestalla. No entanto, o caso divulgado nesta quarta-feira é a primeira punição por racismo cometido na internet.
Confira a íntegra do comunicado do Real Madrid
"O Real Madrid CF informa que o Tribunal de Instrução n.º 5 do Parla emitiu hoje uma sentença condenatória de acordo com uma pessoa que, agindo sob vários pseudónimos no fórum da edição digital do jornal Marca, dirigiu graves ataques racistas e insultos contra os nossos jogadores Vinicius Junior e Antonio Rüdiger.
O acusado foi considerado culpado, especificamente, de dois crimes contra a integridade moral cometidos contra Vinicius Junior e Antonio Rüdiger, ambos agravados por terem agido com motivações racistas e, no caso de Antonio Rüdiger, também desprezando sua religião.
O tribunal ordenou que o arguido fosse condenado a oito meses de prisão e a não participar no referido fórum durante 20 meses. A suspensão da pena de prisão ficou sujeita à participação dos arguidos num programa de igualdade de tratamento e não discriminação.
Esta é a segunda condenação criminal por insultos racistas recebidos por jogadores do Real Madrid, que neste caso e, pela primeira vez, sancionou ataques intoleráveis desta natureza que também ocorrem em fóruns digitais e nas redes sociais.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO Real Madrid, que junto com Vinicius Junior instaurou ação penal privada no processo, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte.
O Real Madrid, por último, agradece a colaboração cidadã demonstrada pelo torcedor que, ao detectar os insultos condenados no fórum do jornal Marca, os levou ao conhecimento das autoridades e do nosso clube".
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.