Lei em Campo

Lei em Campo

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Semana do Jogo das Estrelas começa com seminário sobre gestão e esporte

Pelo segundo ano seguido, a Liga Nacional de Basquete (LNB) deu início à programação do Jogo das Estrelas com discussões sobre o esporte nacional. Em parceria com o Lei Em Campo, a liga organizou o seminário "Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário", reunindo especialistas para debater os rumos para desenvolvimento das modalidades no Brasil. O primeiro dia de seminário aconteceu nesta segunda-feira (11), no Teatro SESI, na FIESP, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

O presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro, participou do painel de abertura e explicou o objetivo do encontro: "reuniremos figuras importantes dentro do cenário nacional e o objetivo é que as reflexões e temas levantados contribuam para o fortalecimento do esporte no Brasil",

Andrei Kampff, advogado especialista em direito desportivo e fundador do Lei em Campo, também esteve no evento.

"O seminário é a largada de uma semana importante para o basquete brasileiro, que termina com o Jogo das Estrelas. Um evento que só tem o tamanho que tem graças ao diálogo que o basquete conseguiu mediar entre mercado, esporte e estado. O seminário proporciona esse encontro, dando voz a todos os atores do esporte com a ideia de avançar ainda mais em questões como gestão, direitos humanos e governança", destacou Andrei Kampff.

Logo na sequência, o advogado Daniel Portilho, colunista do portal, mediou o painel "O impacto da nova legislação para o desenvolvimento do esporte no Brasil", que debateu as SAFs e como a regulamentação do mercado de apostas esportivas podem contribuir para o esporte do País.

Os convidados do painel foram Ricardo Leyser (ex-ministro do Esporte, membro independente do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil); José Francisco Cimino Manssur (advogado, ex-assessor especial do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda); Rafael Marcondes (advogado, colunista do Lei em Campo, diretor de Assuntos Governamentais e fundador da Associação Brasileira de Defesa da Integridade do Esporte - ABRADIE); e Terence Zveiter (advogado, Presidente da Associação Nacional de Direito Desportivo - ANDD).

"O evento reuniu grandes nomes do Direito, do Esporte e da indústria do entretenimento. Foi uma ótima oportunidade para refletir sobre como iniciativa privada, entidades de organização do esporte, clubes e o governo podem agir de forma conjunta para lutar pela valorização do esporte e da integridade das disputas, com foco na imprevisibilidade dos resultados. Certamente todos os presentes ficaram ansiosos pela próxima edição", declarou o advogado Rafael Marcondes.

Ainda pela manhã, o segundo painel "As relações trabalhistas dos agentes do esporte: entidades, atletas, treinadores e árbitros" abordou um tema bastante comum para os brasileiros, porém, relacionado com o esporte, que são as relações trabalhistas. O advogado e colunista do Lei em Campo Domingos Sávio Zainaghi mediou a conversa entre Carlos Eduardo Ambiel (advogado), Paulo Feuz (coordenador do Núcleo de Pesquisa da Pós-graduação - Mestrado e Doutorado - em Direito Desportivo da PUC/SP e vice-presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo - ANDD) e Guilherme Giovannoni (pós-atleta e comentarista).

"O evento foi muito bom, temas bastante modernos e abrangentes para o direito. E o painel que eu participei sobre as relações de trabalho à nova Lei Geral do Esporte (LGE) foi muito dinâmico, com palestrantes de altíssimo nível e debates super atuais e que discutiam até soluções efetivamente para o direito esportivo", disse Paulo Feuz.

Continua após a publicidade

Após o almoço, o seminário foi retomado com o painel "Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário", mediado por Andrei Kampff, que recebeu representantes de clubes, entidades e empresas ligados ao esporte. Participaram do debate Rodrigo Montoro (presidente da LNB), André Avalone (supervisor de Esportes do SESI-SP), Felipe Becari Comenale (secretário municipal de Esportes da cidade de São Paulo), Rodolfo Marinho (secretário municipal de Turismo da cidade de São Paulo), Emerson Apell (gerente de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes), Armando José Terreri Rossi Mendonça (vice-presidente do Sport Club Corinthians Paulista) e Sérgio Schildt (presidente da Recoma).

O quarto e penúltimo painel do dia abordou um dos temas mais importantes no âmbito judicial para quem está ligado ao basquete e ao esporte de forma geral. "Perspectivas da nova Lei Geral do Esporte para os clubes no Brasil" foi mediado pelo advogado e colunista do Lei em Campo, Filipe Souza, e contou com a participação de Rodrigo Montoro (presidente da Liga Nacional de Basquete), João Paulo Di Carlo Perez (coordenador jurídico da CBF e colunista do Lei em Campo) e Wladimyr Camargos (advogado).

"Foi uma tarde muito enriquecedora e foro fundamental para o debate que possa colaborar com o desenvolvimento e evolução do esporte no Brasil. A Lei Geral do Esporte trouxe muitos avanços e inovações ao esporte no país e merece uma maior atenção de todos os operadores do direito e membros do mercado para que ela atinja o objetivo almejado", destacou o advogado João Paulo Di Carlo.

O último painel desta segunda-feira foi comandado por Alvaro Cotta, que promoveu um debate com Luciola Aor Vasconcellos (CEO das Loterias Caixa), Evandro Figueira (vice-presidente da IMG), Fábio Wolff (Wolff Sports & Marketing) e Emerson Apell (Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC) sobre o "O financiamento do esporte".

O segundo dia de painéis será nesta terça-feira (12), a partir das 10h30. Confira a programação completa abaixo:

10h30 às 12h - O esporte como negócio
Mediador: Pedro Daniel (diretor-executivo de Esportes, Mídia e Entretenimento da EY)

Continua após a publicidade

Participantes confirmados: Rodrigo Vicentini (Head da NBA Brasil); e Fernando Julianeli (CEO na Vicar - Stock Car Brasil, F4 FIA e TCR Sulamérica), Bernardo Itri (Vice-Presidente Executivo de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol)

12h15 às 13h50: Almoço

14h às 16h - Esporte: uma plataforma ESG
Mediador: Alvaro Cotta (Diretor de Marketing da Liga Nacional de Basquete)

Participantes confirmados: Rodrigo Montoro (presidente da LNB); Rafael Garcia (coordenador de ESG na LNB); representante da CAIXA; Eduardo Vasconcellos (diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina); e Janeth Arcain (medalhista olímpica e comentarista)

16h às 16h30: Coffee break

16h30 às 18h - Conteúdo, tecnologia e entretenimento
Mediador: Erich Beting (Fundador da Máquina do Esporte)
Participantes confirmados: Carlos Maluf (head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil); Guilherme Buso (vice-presidente da Genius Sports para o Brasil); e Felipe Ribbe (Diretor Global, DTC Communities da AB InBev)

Continua após a publicidade

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes