Topo

Julio Gomes

Upamecano: quem é o zagueiro que pretende parar Neymar

Zagueiro francês Dayot Upamecano é um dos destaques do RB Leipzig - Reprodução
Zagueiro francês Dayot Upamecano é um dos destaques do RB Leipzig Imagem: Reprodução

16/08/2020 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dayotchanculle Oswald Upamecano, este 'é o nome. Francês de Évreux, ascendência de Guiné-Bissau, 21 anos de idade, 1,86m, força e qualidade.

O zagueirão do RB Leipzig "matou" Diego Costa no duelo contra o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, foi eleito o melhor em campo e é uma das ameaças ao plano do Paris Saint-Germain e de Neymar de chegar à final, em Lisboa.

Naturalmente, por ser zagueiro, Dayot Upamecano deve estar mais perto de Icardi e, talvez Mbappé, do que de Neymar. Mas fatalmente haverá duelos entre eles em campo. O brasileiro dificilmente conseguirá repetir contra o Leipzig os 16 dribles que efetuou contra a Atalanta, um time menos sólido defensivamente do que o alemão.

"Sabemos que Neymar é muito bom jogador, muito técnico. Vamos dar tudo para tentar ganhar esta partida", disse o zagueiro, após a classificação sobre o Atlético, à rádio "RMC Sport".

O mercado europeu já fala de Upamecano faz tempo. Com contrato até 2021 com o Leipzig, ele já era especulado por Real Madrid e Bayern de Munique. A Red Bull, no entanto, renovou no mês passado o contrato do zagueiro até 2023 - segundo o jornal alemão "Bild", foi estipulada uma multa rescisória de 50 milhões de euros, abaixo da anterior, de 100 milhões, trazendo o preço para um valor mais fácil de ser pago por algum outro clube.

"Dayot amadureceu demais e, com só 21 anos, tem muito potencial de desenvolvimento", disse o diretor esportivo do Leipzig, Markus Krosche, após a renovação, em julho. "Ele é um jogador que incorpora perfeitamente nossa filosofia de jogo".

Formado nas bases do Valenciennes, da França, Upamecano foi pescado pela Red Bull para jogar no Salzburg em 2015, ainda com 16 anos, por 2,2 milhões de euros. Naquele ano, ele foi campeão europeu sub-17 pela França e eleito para o time ideal do torneio.

Em janeiro de 2017, o outro clube da empresa, o Leipzig, pagou 10 milhões para tê-lo. Em duas temporadas e meia na Bundesliga, ele se destacou pela força e a capacidade de sair jogando. Tem boa qualidade de passe e é um dos líderes em desarmes na Alemanha.