Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fontes dizem que Real Madrid não fará jogo duro por Ancelotti

Thiago Arantes

Colunista do UOL, em Barcelona

19/06/2023 14h40

O Real Madrid não causará problemas para a CBF contratar o italiano Carlo Ancelotti como treinador da seleção brasileira, segundo fontes ouvidas pelo UOL. De acordo com pessoas ligadas ao clube, o treinador poderia fechar com a CBF e continuar em Madri até fim do contrato, em junho de 2024.

Ancelotti é o único plano da CBF no momento. O presidente Ednaldo Rodrigues já teve "mais de 10 reuniões para tratar do assunto", segundo fontes ligadas à direção da entidade. Na viagem para a Europa, onde a seleção enfrentou Guiné (4 a 1, no sábado) e jogará contra Senegal, amanhã, o assunto esquentou. Faltava falar com o Real Madrid.

Não falta mais. O clube espanhol foi comunicado do interesse da entidade em seu atual técnico, em uma reunião entre o presidente Ednaldo Rodrigues e o diretor José Ángel Sánchez, nesta segunda-feira. A informação é do colunista Rodrigo Mattos.

O italiano tem contrato até 2024 com o clube, e havia a dúvida se os espanhóis aceitariam ter durante uma temporada um treinador já acertado com outra equipe. Fontes ligadas à direção do Real Madrid afirmam que o clima é de tranquilidade com a situação.

Nem o presidente Florentino Pérez nem seus aliados mais próximos se preocupam com a possibilidade de perder Ancelotti em junho de 2024, por um motivo simples: não existe qualquer intenção de renovar o contrato dele.

A própria permanência de Ancelotti no clube após a temporada 2022-23 já foi encarada como uma surpresa nos bastidores. Uma pessoa próxima a Florentino Pérez disse ao UOL que o italiano só não saiu "porque não havia uma opção disponível no mercado".

Nos bastidores do Real Madrid, a situação de Ancelotti treinar o clube durante uma temporada, mesmo já acertado com a seleção brasileira, não é mal vista.

Uma pessoa ligada à diretoria merengue afirmou ao UOL que o acerto com o Brasil poderia até facilitar a vida do Real Madrid caso o clube queira demitir Ancelotti no meio da temporada. "Essa possibilidade de ele ir treinar o Brasil em janeiro de 2024 existe porque podem demiti-lo antes".

Florentino Pérez e Ancelotti têm uma relação cordial, mas o presidente não esconde de seus amigos mais próximos que seu treinador preferido é Zinedine Zidane, atualmente sem clube.

Com o aval do Real Madrid, a CBF dá um passo importante para finalmente fechar um acordo com o treinador. Desde a saída de Tite, a seleção brasileira é comandada pelo interino Ramon Menezes.

O interesse da CBF por Carlo Ancelotti foi publicado em primeira mão pelo UOL, em dezembro.

A CBF acertou em esperar por Carlo Ancelotti?

Resultado parcial

Total de 3920 votos
48,62%
51,38%