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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Verstappen deixa Mercedes sonhar, mas crava a pole do GP do México

Max Verstappen no  trecho do estádio do Hermanos Rodriguez neste sábado - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen no trecho do estádio do Hermanos Rodriguez neste sábado Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

29/10/2022 18h09

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Parecia finalmente ser o dia da Mercedes. Com uma nova asa dianteira, Russell e Hamilton andaram bem durante todo o sábado, dando esperanças à equipe de uma pole position no GP do México.

Parecia. Porque Verstappen, nos últimos momentos, frustrou a equipe alemã. Na hora da decisão, mostrou todo seu talento e escancarou a força do carro da Red Bull. Com duas voltas voadoras no Q3, cravou a pole position.

É a 19ª pole do holandês na F1, a sexta na temporada, a primeira no México. Ele se torna, assim, o 11º piloto a conquistar a ponta do grid nas últimas 11 edições da prova.

Um resultado para abalar ainda mais a concorrência e provar, como se fosse necessário, que o holandês está sobrando neste momento.

Russell larga em segundo. A segunda fila do grid terá Hamilton e Pérez.

"Foi muito bom. Fizemos alguns ajustes para o Q3 e tudo funcionou bem", disse Verstappen.

"Desculpa. Desculpa", disse Russell, ao cruzar a linha de chegada.

O inglês chegou a sonhar com a pole. Foi o mais veloz na segunda e na terceira sessões, cravando 1min18s399 na última, deixando o circuito boquiaberto e criando uma boa expectativa para a Mercedes.

Foi reflexo direto da maior novidade preparada pela Mercedes para este fim de campeonato, um novo modelo de aerofólio dianteiro.

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O inglês George Russel, segundo colocado no grid do GP do México, neste sábado
Imagem: Mercedes/LAT Images

Inicialmente, o plano era usá-lo nos EUA, no último fim de semana, mas times rivais ameaçaram entrar com protesto, apontando uma possível infração do regulamento _uma filigrana sobre os espaços entre os suportes.

Os engenheiros da Mercedes rapidamente resolveram a questão e colocaram as asas nos carros de Russell e Hamilton no México. Deu certo.

E talvez fosse suficiente para a segunda pole da equipe alemã no ano.

Se não fossem Vertsappen e sua RB18, claro.

A classificação aconteceu com bastante calor, mais de 50°C no asfalto.

No primeiro bloco, Hamilton foi o mais veloz, com 1min19s169. Verstappen ficou a 0s053, seguido por Leclerc, Bottas e Sainz. Russell ficou em sexto.

Os cortados foram Schumacher, Vettel, Stroll, Albon e Latifi.

No Q2, deu Mercedes de novo. Hamilton fez 1min18s552, apenas 0s008 melhor do que Sainz. Russell, Verstappen e Pérez vieram na sequência. Completando o top 10, Bottas, Ocon, Leclerc, Norris e Alonso.

Ricciardo foi o primeiro dos cortados. Zhou, Tsunoda, Gasly e Magnussen também ficaram.

Chegou então o Q3.

Na primeira série de voltas, Verstappen cravou 1min17s947, melhor tempo do fim de semana. Russell ficou a 0s132 do campeão do mundo. Hamilton extrapolou os limites da pista na curva 3 e teve a volta cancelada.

Todos foram para os boxes, trocaram pneus, retornaram à pista.

E aí Verstappen deu um novo show: melhorou ainda mais sua marca, para 1min17s775.

Russell teve sua segunda volta cancelada. Ficou a 0s304 do pole. Frustrado.

"Era pra ser nossa", disse, assim que saiu do carro.

Talvez. Se não fossem Vertsappen e sua RB18, claro.