Ele jogou na base do São Paulo e hoje é o CEO que leva a seleção a Orlando

Aos 17 anos, um meio-campista da base do São Paulo teve que tomar uma decisão difícil: seguir o sonho no gigante brasileiro ou aceitar a oferta de bolsa para estudar e jogar nos Estados Unidos. Ricardo Villar teve a consciência de fazer aquilo que poucos fariam: arrumou suas malas e entrou no avião rumo a Universidade de Penn State. Hoje, é o CEO da FC Series, empresa que fez de Orlando a casa do Brasil nos Estados Unidos antes da Copa América.

Villar se formou em engenharia de produção nos Estados Unidos, mas seu desempenho na NCAA, a liga universitária americana, foi tão bom que lhe rendeu o prêmio All-American, espécie de seleção da competição. O destaque, obviamente, fez crescer o interesse dos clubes da MLS e Villar foi escolhido pelo FC Dallas no draft.

O engenheiro, então, optou pelo futebol e passou por clubes como o Red Bull Salzburg (AUS), o Kaiserslautern (ALE) e outros do futebol grego e asiático. Voltou ao Dallas antes de pendurar as chuteiras e iniciar a nova carreira. Ele fundou uma empresa de intercâmbio esportivo e, depois, a FC Series, que criou a Flórida Cup.

O torneio se tornou parte da pré-temporada das equipes e atraiu gigantes como Real Madrid, Chelsea, Arsenal e Juventus, com grande participação de clubes brasileiros ao longo dos anos. Nesta temporada, o Manchester City fará quatro jogos em solo americano contra Celtic, Milan, Barcelona e Chelsea, entre o final de julho e o início de agosto.

O sucesso da Flórida Cup com times estrangeiros e também com os brasileiros credenciou a FC Series a negociar e ter sucesso em levar a seleção brasileira para a cidade de Orlando, que será a casa brasileira durante a preparação para a Copa América.

Ricardo Villar (segundo ajoelhado da esq. para dir.) atuando pela base do São Paulo
Ricardo Villar (segundo ajoelhado da esq. para dir.) atuando pela base do São Paulo Imagem: Arquivo Pessoal

A seleção buscava fazer os melhores amistosos antes da Copa América. Fizemos uma parceria com a SUM (Soccer United Marketing), que é o braço de marketing da MLS e também representante da seleção mexicana para amistosos agendados no país, e apresentamos uma proposta em conjunto para a CBF que contemplava um jogo executado por eles no Texas contra o México (dia 9 de junho) e o segundo aqui em Orlando, contra os EUA (dia 12 de junho). Logisticamente, fazia sentido ficar aqui. Orlando já tem uma credibilidade conquistada no mercado brasileiro por tudo que a cidade oferece e pelo trabalho que desenvolvemos na FC Series. Orlando e Brasil tem muita sinergia. Aqui é praticamente uma cidade brasileira nos EUA. explicou Villar em entrevista ao UOL

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