Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com Haas, F1 abre temporada de lançamentos mais aguardada dos últimos anos

Aerofólio traseiro do novo carro da Fórmula 1 em protótipo mostrado pela categoria no ano passado - Divulgação/Fórmula 1
Aerofólio traseiro do novo carro da Fórmula 1 em protótipo mostrado pela categoria no ano passado Imagem: Divulgação/Fórmula 1

Colunista do UOL

04/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O lançamento do VF-22, carro da Haas para 2022, inaugura nesta sexta-feira a temporada de apresentações mais aguardada dos últimos anos na F1.

Última colocada no Mundial de Construtores do ano passado, com zero ponto, a equipe americana era até ontem uma das únicas que não haviam divulgado a data de lançamento. Pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que o carro seria mostrado já nesta sexta.

Agora, 9 dos 10 times da F1 já informaram quando vão revelar seus modelos 2022. Na quarta que vem será a vez da Red Bull, seguida por Aston Martin, na quinta, e McLaren, na sexta. Depois virão AlphaTauri (dia 14), Ferrari (17), Mercedes (18), Alpine (21) e Alfa Romeo (27).

A exceção é a Williams, que em 2018, 2019 e 2020 foi lanterna do Mundial.

Havia muito tempo que uma temporada de lançamentos não despertava tanta ansiedade e curiosidade dos fãs e da imprensa. O motivo: os carros serão bem diferentes em relação aos modelos dos últimos anos, fruto de mudanças profundas no Regulamento Técnico.

O objetivo é permitir que os pilotos andem mais próximos uns dos outros, reduzindo a turbulência gerada pelos componentes aerodinâmicos.

rodaf1 - Divulgação/Fórmula 1  - Divulgação/Fórmula 1
Roda do novo carro da Fórmula 1 em protótipo exibido em 2021
Imagem: Divulgação/Fórmula 1

A "nova era" da F1, mantra repetido pela Liberty para se referir às mudanças, significa carros mais limpos de penduricalhos aerodinâmicos, com rodas mais agressivas, de 18 polegadas, e com asa traseira menor.

A ideia dos engenheiros é que o assoalho passe a ser o grande responsável pela pressão aerodinâmica. É o retorno do efeito-solo, oficialmente banido em 1982, mas que passou a ser mais e mais explorado pelas equipes nos últimos anos por meio de brechas no regulamento.

A partir de agora, a missão de "grudar" os carros no chão fica menos dependente dos aerofólios. Asas menores geram menos turbulência aerodinâmica. A consequência esperada disso é o aumento do número de ultrapassagens e, consequentemente, do espetáculo.

As novidades chegam com uma temporada de atraso. Inicialmente, o plano da Liberty era que o novo pacote de regras fosse implementado em 2021, mas a pandemia adiou tudo.

Embora o Regulamento Técnico seja bastante minucioso, a expectativa é para entender como cada equipe o interpretou. Historicamente, as chances de surpresas no design dos carros são maiores quando há uma mudança tão radical nas regras.

Alguém surgirá com alguma novidade revolucionária? Aparecerá alguma trapizonga da qual nos lembraremos por tempos? Pintará uma nova Brawn, que chocou a F1 em 2009 ao criar o difusor duplo e conquistar os Mundiais de Construtores e Pilotos?

O próprio Brawn espera que não, mas se nega a colocar a mão no fogo. Comandante daquela campanha épica, o engenheiro inglês é hoje o responsável pelo painel técnico de 12 especialistas montado pela Liberty e que tem como objetivo tornar as corridas mais excitantes.

Em entrevista ao "NY Times", no mês passado, ele revelou as estratégias para tentar evitar que alguma equipe encontre uma brecha no regulamento.

"Tentar antever cada brecha, ou cada interpretação, é muito difícil. Mas, claro, criamos um método para entender os problemas e tentar eliminá-los", disse. "Nosso grupo passou algum tempo olhando para pontos sensíveis de diferentes áreas para entender se havíamos deixado algo para trás que permitisse às equipes mexerem no desenho dos carros. Depois, veio uma fase em que tentamos estressar as regras para encontrar brechas."

Então é impossível surgir uma nova Brawn? Ele não garante: "Não posso ter a pretensão de achar que vamos encontrar todas as brechas. Nunca se sabe. Ninguém esperava aquilo que fizemos em 2009 até que aconteceu".

Enquanto os carros não são revelados, as equipes se divertem atiçando a curiosidade dos fãs com imagens enigmáticas nas redes sociais.

Em janeiro, um vídeo publicado pela McLaren mostrou um desenho de suspensão dianteira diferente. Dias antes, a equipe inglesa já havia exibido uma foto da entrada de ar atrás da cabeça dos pilotos, menor do que a do modelo 2021.

Red Bull e Alfa Romeo mostraram silhuetas da traseira de seus carros.

Além disso, a imprensa italiana especula que a Ferrari terá entrada de ar triangular, em vez do design oval do ano passado, com a intenção de liberar mais passagem de ar para a asa traseira.

Os mistérios começam a ser desvendados nesta sexta. E o primeiro gostinho do que poderá ser a temporada 2022 virá no fim do mês. A primeira bateria de testes pré-temporada acontece entre os dias 23 e 25, em Barcelona.