Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo vídeo mostra Verstappen tocando duas vezes o carro de Hamilton

Colunista do UOL

13/11/2021 13h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen não deu apenas um toque na asa traseira do carro de Lewis Hamilton, após a classificação.

Foram dois toques. O primeiro, na parte direita do conjunto de aerofólios. O segundo, mais próximo ao suporte.

Isso fica claro no vídeo acima, enviado por um leitor do blog que estava na área VIP, sobre os boxes, ao fim da sessão de classificação. Ele pediu anonimato.

maxcarro - Reprodução - Reprodução
Trecho da gravação de torcedor que mostra Verstappen tocando duas vezes a asa traseira da Mercedes de Hamilton
Imagem: Reprodução

A FIA ainda não divulgou o resultado das investigações sobre os dois pilotos. O assunto monopoliza as conversas no paddock em Interlagos.

Tocar o carro de um concorrente, como fez Verstappen, pode ser entendido pelos comissários da FIA como uma infração às regras.

O artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional do automobilismo estipula que, em regime de parque fechado, o que sempre acontece após uma classificação, os carros não podem ser tocados por ninguém sem o aval da FIA.

A natureza da regra é garantir que os carros passem pela vistoria técnica nas exatas mesmas condições em que estavam na pista.

A Mercedes alega que Verstappen "contaminou" a cena do parque fechado e pede punição ao holandês. Já Hamilton está sendo investigado porque a distância entre as asas, com o DRS acionado, teria ultrapassado o limite estipulado pelo regulamento técnico, de 85mm.

A novela está arrastada. Espero voltar em breve com novidades.