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Fábio Seixas

REPORTAGEM

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Entenda as investigações sobre Hamilton e Verstappen

Lewis Hamilton e Max Verstappen estacionam seus carros após a classificação em Interlagos - Beto Issa/GP de São Paulo
Lewis Hamilton e Max Verstappen estacionam seus carros após a classificação em Interlagos Imagem: Beto Issa/GP de São Paulo

Colunista do UOL

13/11/2021 07h07

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Quando todo mundo achava que a sexta-feira havia acabado, Interlagos fez valer sua sina de circuito em que coisas estranhas acontecem...

Primeiro veio a notícia da investigação sobre Hamilton. Às 18h45, a FIA divulgou um comunicado técnico informando uma suspeita de infração na asa móvel do carro #44.

"Foram checadas as posições dos elementos ajustáveis no carro 44, em observância ao artigo 3.6.3 do Regulamento Técnico da F-1. A exigência de distância mínima foi cumprida. No entanto, a exigência de distância máxima, quando o DRS é acionado e testado, não foi verificada", informou a nota assinada por Jo Bauer, delegado técnico da F-1.

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Comunicado da FIA anuncia investigação sobre Lewis Hamilton
Imagem: Reprodução

Este item do regulamento estipula que o vão entre as lâminas da asa traseira deve ser de, no máximo, 85mm. Um espaço maior significaria vantagem competitiva, já que o carro teria menor arrasto aerodinâmico que seus concorrentes em disputas de posição.

Até aí, tudo normal, nada que já não tenhamos visto. Não havia muito o que discutir, qualquer instrumento de precisão resolveria a pendenga. A tendência era Hamilton ser punido.

Mas as horas foram passando e nenhuma decisão era anunciada. Começou a ficar estranho. Julgamentos assim são rápidos.

Só às 22h20 veio o esclarecimento. E o caso ganhou novos rumos...

Trata-se de Interlagos, não esqueçam. Um vídeo feito por um torcedor, Frederico Monteiro, ganhou as redes sociais e transformou a história.

O vídeo mostra Verstappen tocando a asa traseira do carro de Hamilton após a sessão classificatória. E aí é que mora o busílis.

Sim, já cansamos de ver pilotos analisando carros de concorrentes após treinos e corridas. Já teve gente ajoelhando para olhar o assoalho, já teve piloto enfiando a cara no cockpit. Zero problema: olhar, pode. Mas não pode tocar. Porque isso é uma infração de outra regra.

O artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional do automobilismo estipula que: "Em regime de parque fechado, nenhuma operação, checagem, ajuste ou reparo é autorizado sem autorização expressa dos comissários". Em suma, carros que estão em parque fechado não podem ser tocados por ninguém sem o aval da FIA.

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Comunicado da FIA anuncia investigação sobre Max Verstappen
Imagem: Reprodução

Verstappen mudou algo no carro? Não, impossível. Nas redes, já quem acuse o holandês de alterar a tal distância ou entortar a asa. Só se ele fosse o Hulk _o verde, não o do Galo. Estamos falando de estruturas que seguram um carro na reta a mais de 320 km/h. Não é um peteleco que muda isso.

Mas a Mercedes usou isso em seu favor. Alegou que Verstappen "contaminou" o parque fechado e que também precisa ser punido. Por isso, no fim da noite de sexta, a FIA anunciou que a decisão só será tomada neste sábado, depois de ouvir o holandês.

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Dirigentes da Red Bull tomam café no paddock de Interlagos durante audiência de Verstappen
Imagem: Fabio Seixas/UOL

A audiência do holandês aconteceu às 9h30. Menos de 15 minutos depois ele já estava de volta ao escritório da Red Bull em Interlagos. No paddock, seus chefes tomavam café e aparentavam tranquilidade. A novidade é que Hamilton também será ouvido, às 10h30.

O que acho que vai acontecer? Hamilton será punido e Verstappen levará um puxão de orelha, talvez uma multa. Mas o rito tem de ser cumprido, todas as partes têm de ser ouvidas.

E, assim, Interlagos ganha mais um causo fantástico para seu já vasto almanaque.