Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Red Bull promete manter agressividade na reta final da F1

O holandês Max Verstappen, líder do Mundial de F-1, durante o GP dos EUA, em Austin - Red Bull
O holandês Max Verstappen, líder do Mundial de F-1, durante o GP dos EUA, em Austin Imagem: Red Bull

Colunista do UOL

26/10/2021 14h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na busca pelo primeiro título desde 2013, a Red Bull tomou uma decisão importante para a reta final de campeonato: vai manter a postura agressiva, a despeito dos 12 pontos de vantagem de Verstappen para Hamilton.

E o motivo é justamente este: a folga na pontuação. Para Horner, chefe da equipe, a margem conquistada pelo holandês ainda é insuficiente para relaxar ou assumir uma conduta mais conservadora.

"Temos que atacar. Doze pontos não são nada e podem desaparecer muito rápido, como já vimos. Então vamos continuar agressivos nos finais de semana de corrida. Faltando cinco GPs, ainda há 130 pontos para disputar e a pressão só aumenta", disse o dirigente inglês.

A ideia da Red Bull é conseguir pelo menos duas vitórias nas cinco etapas que restam: México, Brasil, Qatar, Arábia Saudita e Abu Dhabi.

De preferência, logo nos dois próximos GPs.

A boa notícia para Verstappen é que os circuitos mais favoráveis para seu motor devem ser exatamente os da Cidade do México e de São Paulo, cidades na altitude.

Os três últimos, no Oriente Médio, possuem outro ponto em comum: longos trechos em retas, que em tese favorecerão a Mercedes.

"Precisamos vencer dez corridas se quisermos levar o campeonato. Então ainda faltam duas vitórias", afirmou Marko, conselheiro da Red Bull, que não esperava chegar à 18ª etapa do campeonato com a vantagem atual. "As últimas corridas foram em pistas da Mercedes, mas em vez de chegarmos ao México com um déficit, estamos 12 pontos à frente."

podioeua - REUTERS - REUTERS
Verstappen e Hamilton no pódio de Austin
Imagem: REUTERS

Boa parte dessa vantagem se explica pela estratégia agressiva adotada no GP dos EUA, 17ª etapa do Mundial, no domingo. A Red Bull levou para o circuito de Austin asas traseiras menores, que deixaram seus carros mais "nervosos" mas os aproximaram das Mercedes nas retas.

Na corrida, a Red Bull também ousou. Antecipou o primeiro pit stop de Verstappen, surpreendendo os rivais. Após o GP, integrantes da Mercedes reconheceram que ficaram sem ação quando viram o holandês entrar para a primeira troca de pneus.

O cálculo de Marko faz sentido e tem algum embasamento histórico. Na história da F-1, apenas uma vez um piloto conquistou dez vitórias e não foi campeão ao fim da temporada.

Aconteceu com Hamilton, em 2016. Rosberg teve uma vitória a menos, mas foi mais regular ao longo do ano e conquistou o título na última etapa da temporada com cinco pontos de vantagem.

Historicamente, 7 vitórias era uma espécie de número mágico. Apenas quatro vezes um piloto chegou a esta marca e não se sagrou campeão: Schumacher em 2006, Raikkonen em 2005 e Prost em 1988 e 1984. Mas os campeonatos eram mais enxutos, é preciso lembrar.