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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Hamilton faz melhor tempo, mas ninguém acredita

Lewis Hamilton, durante treino livre do GP da Áustria de Fórmula 1 - REUTERS/Leonhard Foeger
Lewis Hamilton, durante treino livre do GP da Áustria de Fórmula 1 Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger

Colunista do UOL

02/07/2021 12h26

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Um fato: a Mercedes fez dobradinha no segundo treino para o GP da Áustria.

Outro fato: ninguém acreditou.

Sinal dos tempos.

Cinco dias depois de ser massacrado por Verstappen, no mesmo circuito, Hamilton cravou 1min04s523, seguido por Bottas, a 0s189. O holandês, líder do campeonato, ficou com o terceiro tempo, a 0s217 do rival.

Ficou com cara de blefe, de tirada de pé da Red Bull.

Até porque, pela manhã, Verstappen comandou os trabalhos, seguido por Leclerc, Sainz e Bottas. Hamilton foi apenas o sétimo.

Depois do que aconteceu no último fim de semana, o holandês e sua turma não precisam mais ralar para buscar desempenho. Hamilton, sim. E muito.

Como são as coisas...

Mas nem tudo foi balão de ensaio. Houve alguns resultados concretos.

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Guanyu Zhou, que testou com a Alpine nesta sexta
Imagem: Twitter

Como Zhou, chinês líder da F-2, andando bem em sua primeira experiencia num fim de semana de F-1. Membro da academia de pilotos da Renault, ele assumiu o Alpine de Alonso no treino da manhã e ficou na 14ª posição, a 0s4 de Ocon.

Zhou é o segundo chinês a testar na categoria. Está sendo preparado para ser o primeiro a disputar um GP. Até agora, vem fazendo tudo direitinho.

Será um golaço mercadológico da Renault, um feito que muitas montadoras já perseguiram, mas nenhuma chegou perto de conseguir.

Outro que pegou um carro emprestado e andou bem foi o israelense Nissany. Ao volante da Williams de Russell, bateu Latifi por 0s295 no primeiro treino livre.

Mais um dia em que Latifi precisa pegar o telefone, ligar pro pai e agradecer por mantê-lo na F-1.

A Ferrari andou bem pela manhã, mas despencou à tarde. Acredito mais no segundo cenário.

E A Aston Martin mostrou alguma força à tarde. Stroll e Vettel ficaram em quarto e quinto, imediatamente à frente de Tsunoda e Gasly, a dupla da AlphaTauri. Depois da corrida que o canadense fez no último domingo, vale a pena ficar de olho _este, sim, vem honrando o dinheiro do pai.

O dia valeu também para entender o funcionamento dos pneus da Pirelli, para fazer comparações entre os compostos oferecidos pela fabricante nesta temporada.

A marca de Hamilton na segunda sessão foi 0s889 mais veloz do que o melhor tempo do segundo treino livre da sexta-feira passada, obtido por Verstappen.

A questão é que foi obtida com os pneus C5, os mais macios e velozes da gama oferecida pela Pirelli, e que não estavam disponíveis no último fim de semana _os compostos mais macios oferecidos para o GP da Estíria eram os C4, rotulados de "médios" de hoje a domingo.

É essa a diferença de um degrau para outro na escada de pneus da Pirelli.

A resposta sobre a diferença real entre Red Bull e Mercedes ficou para a classificação. Mas, no íntimo, todo mundo hoje já sabe a resposta.