PUBLICIDADE
Topo

Diogo Silva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

2º Fórum de Atletas vai reunir 30 das 35 modalidades olímpicas no Brasil

Forum Comissão de Atletas - Reprodução
Forum Comissão de Atletas Imagem: Reprodução
Conteúdo exclusivo para assinantes
Diogo Silva

Diogo Silva foi campeão mundial universitário, medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos e participou dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Londres-2012 no taekwondo. Hoje, faz parte do grupo de rap Senzala Hi-Tech.

Para o UOL, em São Paulo (SP)

17/11/2021 18h49

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19) acontecerá no Hotel Hilton, no Rio de Janeiro, o 2º Fórum da Comissão de Atletas do Movimento Olímpico brasileiro, organizado pela comissão de atletas do COB (CACOB).

Esse será o maior encontro de atletas olímpicos com finalidade não competitiva já realizado no Brasil. Ao todo, 30 membros de comissão de atletas das Confederações mais 13 membros da CACOB estarão reunidos para atualizações sobre o próximo ciclo olímpico, informações sobre a Lei Pelé, mídia training, palestras e orientações sobre o movimento olímpico.

As palestras serão desenvolvidas pelo diretor de esporte do COB, Jorge Bixara, que irá explanar sobre o último ciclo olímpico Tóquio 2020 e o novo ciclo Paris 2024. O diretor jurídico do COB, Luciano Hostis, e a advogada Mariany Nonaka, pós-atleta de tênis de mesa, vão falar sobre a Lei Pelé.

Para que os atletas possam ter mais conhecimento sobre compliance e governança, Nelson Valsovi, responsável pelo compliance Office do COB abordará o tema. Já o gerente executivo de desenvolvimento esportivo, Kenji Saito, falará sobre perspectiva de visão a médio e longo prazo. O tema imprensa e redes sociais será abordado pela diretora de comunicação e marketing Manoela Penna e por Christian Dawes, gerente de comunicação.

O 1º Fórum aconteceu em 2019. O evento foi realizado de forma remota sendo o primeiro encontro de comissões. Dessa vez, das 35 modalidades olímpicas 30 enviarão representantes ao encontro de forma presencial. Apenas futebol, karatê, surfe, triathlon e pentatlo moderno não enviarão representantes.

O Hotel Hilton, na Barra, onde será realizado o Fórum, exigiu que todos os participantes estivessem com o comprovante de vacinação em mãos para participarem do evento.

Os atletas participantes são competidores em atividade ou aqueles que já fizeram sua transição de carreira.
Alguns nomes de peso estarão presentes como Rafaela Silva, campeã olímpica do judô, Giuliana Penalber, bronze no pré-olímpico de Tóquio, e Ana Sátila, a maior atleta feminina na canoagem slalom.

Neste Fórum será apresentada a primeira cartilha educativa elaborada pela CACOB, com objetivo de educar e orientar toda classe esportiva brasileira. A cartilha será distribuída para as categorias de base até o grupo que estará em Paris 2024.

É o primeiro passo para a classe esportiva ter maior entendimento do que é ser atleta, seus compromissos e deveres, assim como aqueles que foram eleitos para serem representantes na condição de presidente e vice-presidente da comissão de atletas de suas devidas modalidades.