Topo

Diogo Silva

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Brasil garante título geral no Pan-Americano de Taekwondo; veja vencedores

Seleção brasileira de taekwondo teve 13 medalhistas no evento, realizado em Punta Cana e encerrado hoje - CBTKD
Seleção brasileira de taekwondo teve 13 medalhistas no evento, realizado em Punta Cana e encerrado hoje Imagem: CBTKD

Do UOL, em São Paulo

05/05/2022 16h47

O taekwondo brasileiro foi campeão geral do último campeonato Pan-Americano, que foi realizado em Punta Cana, na República Dominicana e acabou hoje após quatro dias de evento.

Entre os homens, os campeões foram: Paulo Melo (54 kg), Gabriel Febre (63 kg), Edival Pontes (74 kg) e Icaro Miguel (87 kg) — Henrique Marques (80 kg) e o medalhista olímpico Maicon Andrade, que luta acima de 87 kg, conquistaram o bronze.

As mulheres também se destacaram: Carolina Gomes (62 kg) e Milena Titoneli (67 kg) receberam a medalha de ouro, enquanto Sandy Macedo (57 kg), Raphaella Galacho (73 kg) e Gabriela Siqueira (acima de 73 kg) ficaram com o vice. Por fim, outras duas garantiram o bronze: Valeria Rodrigues (46 kg) e Talisca Reis (57 kg).

Com os resultados, o Brasil supera sua melhor colocação em campeonatos Pan-Americanos e avança no objetivo da confederação brasileira de taekwondo de se tornar referência no continente.

O destaque do evento ficou com Icaro Miguel, que conquistou o bicampeonato e se manteve como número um do mundo. As lutas foram transmitidas pelo YouTube pela plataforma da Patu (Pan-American Taekwondo Union), que tem a medalhista olímpica Natalia Falavigna como membro da comissão dos atletas.

Os resultados brasileiros demonstram a força que os sul-americanos tem no continente, dividindo o palco com Colômbia, Canadá, México e EUA.

Próximos desafios

A seleção brasileira agora se prepara para o campeonato mundial, que será realizado em Roma, Itália, entre os dias 31 de maio a 5 de junho.

Para o primeiro semestre de 2022, o mundial é o torneio mais importante para os brasileiros e será, também, o termômetro para observar os principais concorrentes europeus e asiáticos que estão na briga por uma vaga olímpica.