Topo

Diogo Silva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Primeira cartilha educativa para atletas é o novo norteamento esportivo

Comissão do COB lança 1ª cartilha educativa para atletas - Divulgação
Comissão do COB lança 1ª cartilha educativa para atletas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 17h40

Durante a terceira edição do Fórum das Comissões dos Atletas do Movimento Olímpico, que acontece entre hoje e amanhã, em São Paulo, será lançada a primeira cartilha educativa para atletas. O documento, o primeiro direcionando os atletas de todas as modalidades olímpicas, tem objetivo de dar entendimento ao funcionamento de uma confederação, do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), dos caminhos para criar uma comissão, além de fornecer informações sobre fontes de recursos, orientar o caminho para enviar uma denúncia, entre outros assuntos de interesse da classe.

A cartilha será distribuída em todos os grandes eventos esportivos das categorias sub-17 e adulto, como, jogos olímpicos da juventude e pan-americanos.

O desenvolvimento da cartilha foi construído pela comissão dos atletas do COB, a Cacob, dentro das lacunas de comunicação observadas e diagnosticadas entre organizações esportivas e atletas por meio de pesquisas quantitativas durante a primeira e segunda edição do Fórum.

Neste ano, o Fórum acontece no Hotel Bourbon Convention, em São Paulo, com a participação confirmada de 50 atletas de 30 modalidades (das 34 existentes - incluindo o breaking, que fará sua estreia olímpica nos Jogos de Paris, em 2024). Entre os participantes, 20 são membros da Cacob, que tem 25 eleitos pelos seus pares.

O evento foi organizado pela Cacob com recursos da Solidariedade Olímpico, o SOI, fundo internacional que capta recursos do direito de transmissão dos jogos olímpicos. O fundo é administrado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), que distribui para os comitês nacionais. No Brasil, o COB redireciona os valores para atividades da Cacob, do Instituto Brasil Olímpico e despesas administrativas.

O Fórum tem o intuito de compartilhar conhecimento sobre o movimento olímpico, aproximar os atletas das diversas modalidades existentes, orientar na organização, formar uma comissão e atualizar a classe esportiva sobre leis, direitos e deveres.

Um time de palestrantes foi convidado para desenvolver temas centrais nestes dois dias do Fórum.

Palestrantes

Wlamir Motta, presidente da confederação brasileira de atletismo, irá tratar sobre gestão de confederação e a importância da comissão de atletas.

Ana Moser, ex-atleta olímpica de vôlei e fundadora da organização Atletas pelo Brasil e do Instituto Esporte Educação, vai conversar sobre políticas públicas.

Jobson de Paiva Sales, diretor de pessoas do INSS, e Sebastião Faustino de Paula, diretor de benefícios do INSS, irão trazer informações sobre caminhos para a aposentadoria do atleta.

Paulo Conde, diretor de comunicação COB, irá falar sobre redes sociais.

Luciano Hostins, diretor jurídico do COB, pretende orientar os atletas no entendimento jurídico esportivo.