Topo

Diogo Silva

Brasileiros do taekwondo fazem preparação na Sérvia para Tóquio 2021

Netinho, Ícaro Miguel e Milena Titoneli, brasileiros classificados para a Olimpíada no taekwondo - Divulgação
Netinho, Ícaro Miguel e Milena Titoneli, brasileiros classificados para a Olimpíada no taekwondo Imagem: Divulgação

21/10/2020 04h00

Os atletas de Taekwondo Icaro Miguel e Milena Titoneli, classificados para os jogos olímpicos de Tóquio 2021, viajaram para a Sérvia para fazer um camping training de dois meses. A dupla é acompanhada dos treinadores Clayton e Reginaldo Santos e Diego Ribeiro, da seleção brasileira. A delegação ainda conta com alguns atletas de apoio como Henrique Precioso, Rafaela Araújo e Sandy Macedo, da equipe Two Brother Time.

Pouco atingida pela covid-19 na comparação com outros países europeus, a Sérvia passou a permitir realizar treinos e competições ao ar livre em setembro.

Além dos brasileiros, aderiram ao treinamento atletas de Dinamarca, Polônia, Áustria, Irlanda e Macedônia.

Os treinos internacionais são o caminho da vitória de uma atleta olímpico. Neste momento, os lutadores testam suas habilidades em alto nível e sentem toda adrenalina e ansiedade que uma competição proporciona.

Já participei de muitos camping training em várias partes do mundo. O encontro com lutadores de outras nações dá aquele frio na barriga e uma vontade de treinar mais forte. Esse desejo é fundamental. O lutador precisa se expor e encontrar adversários que tornem visíveis os seus defeitos. Assim, na volta para casa, os treinadores podem corrigir esses erros e aprimorar as técnicas de defesa e ataque.

É difícil para um lutador em seu dia a dia treinar com medalhistas olímpicos e mundiais e, quando isso acontece, sua evolução vai para outro nível.

Para Milena treinar na Servia é uma boa experiência. As lutadoras daquele país são fortes concorrentes a uma medalha olímpica em Tóquio, entre elas Milica Mandic, que venceu os jogos olímpicos do Brasil em 2016 até 67kg, mesma categoria da brasileira.

No masculino, Icaro terá como parceiro de treino o iraniano Madhi khodabakhshi, que fez parte da escola de taekwondo mais forte do mundo depois da Coreia do sul. Mandhi é vencedor dos Jogos Asiáticos, do Grand Prix, do Campeonato Mundial e participou dos Jogos Olímpicos do Rio.

Icaro e Milena competiram pela última vez em março, na Costa Rica, na classificatória olímpica. Sete meses depois estão tendo a oportunidade de competir novamente, nem que seja em treinos de luta combinada.