Topo

Diego Garcia

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Santos se complica na altitude de La Paz, e Palmeiras comete erros

Jogadores do Strongest comemoram gol contra o Santos em La Paz - EFE/Javier Mamani POOL
Jogadores do Strongest comemoram gol contra o Santos em La Paz Imagem: EFE/Javier Mamani POOL

Colunista do UOL

18/05/2021 21h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Santos e Palmeiras tiveram noite infeliz na Copa Libertadores da América nesta terça-feira. Enquanto o primeiro sentiu a altitude de La Paz, foi derrotado pelo The Strongest por 2 a 1 e se complicou no grupo C, o segundo escorregou dentro de casa, cometeu erros defensivos, foi derrotado por 4 a 3 para o Defensa y Justicia e pode perder a melhor campanha da competição.

Na Bolívia, a altitude de 3,6 mil metros foi o melhor jogador em campo do The Strongest. O Santos sofreu e acabou dominado por 25 minutos até a expulsão de Castillo. Mas aí o jogo já estava 2 a 0 para o clube boliviano, que atacava com facilidade até então.

Depois do cartão vermelho, o Santos melhorou, já que o The Strongest recuou. E, então, passou a criar mais chances. Felipe Jonatan, de novo, brilhou com um golaço de fora da área, no segundo tempo. Havia sido dele também o da vitória contra o Boca, mais uma pintura.

E o goleiro João Paulo salvou a equipe de levar mais. Com grande atuação, colecionou defesas no segundo tempo e impediu o The Strongest de ampliar. Lembrando que o saldo de gols pode ser importante para definir a classificação do Santos.

O jogo marcou o retorno de Alison, recuperado de desgaste no joelho esquerdo, entrando na vaga de Baliero, que vinha tendo boas atuações no meio de campo. E o técnico Fernando Diniz, expulso contra o Boca, ficou de fora.

Agora, o Santos se complicou na Libertadores. Com seis pontos, não depende mais de si para se classificar. Na quinta, jogam Barcelona de Guayaquil e Boca Juniors, em Buenos Aires. O primeiro tem nove pontos, contra seis do segundo. O The Strongest também tem seis.

A vaga será decidida na última rodada. O Santos encara o Barcelona, em Guayaquil, mas, dependendo de quanto for o duelo dos equatorianos na Bombonera, vai torcer por uma combinação de resultados para se classificar. No outro jogo, o Boca recebe o The Strongest em Buenos Aires e deve vencer, já que o time boliviano é horrível longe da altitude.

Enquanto isso, no Allianz Parque, o Palmeiras cometeu erros defensivos e sucumbiu nos acréscimos contra o Defensa y Justicia. Zé Rafael alternou momentos distintos no jogo, tendo participação infeliz na marcação dos dois primeiros gols argentinos, mas se recuperando fazendo um e dando passe para outro. Já Vanderlan foi expulso no fim, e Luan falhou no quarto gol do adversário.

Destaque positivo para Gustavo Scarpa, que teve boa participação no Paulista com o time "reserva" e hoje fez um belo gol, o terceiro, que deixou a partida 3 a 3.

O Palmeiras poupou seus principais jogadores, já que matematicamente não será superado dentro da chave e garantiu com antecedência a primeira colocação do grupo. Mas pode perder o privilégio de anotar a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores.

Além disso, o time alviverde tem a decisão do Campeonato Paulista contra o São Paulo, em jogos marcados para quinta e domingo. Assim, foi sensata a decisão do técnico Abel Ferreira de poupar os atletas, em partida cujo resultado não valeria nenhuma vantagem nas oitavas de final.