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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Especialistas apontam como Flu pode ganhar com Marcelo fora de campo

Marcelo foi anunciado pelo Fluminense como reforço para a temporada - Reprodução
Marcelo foi anunciado pelo Fluminense como reforço para a temporada Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

09/03/2023 11h49

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Com o desembarque no Rio de Janeiro hoje (9) com recepção de milhares de torcedores no Galeão e festa de apresentação no Maracanã agendada para amanhã (10), Marcelo chega ao Fluminense com o poder de ajudar o clube dentro de campo, mas também muito fora dele.

Ainda não é possível afirmar se o jogador vai ser lateral esquerdo ou se vai ser meio-campista na formação de Fernando Diniz, mas já é possível cravar que se o Tricolor souber explorar o potencial de marketing do ex-Real Madrid vai conseguir agregar bem mais do que só com a bola rolando. Só na festa de sexta, o clube já pode faturar com a venda de ingressos e dando benefícios para quem já é sócio-torcedor.

O blog ouviu especialistas sobre outras alternativas para Fluminense transformar Marcelo não só em reforço para Diniz, mas também para a sua conta bancária, coisa que não foi vista em outras megacontratações como a de Daniel Alves pelo São Paulo.

"Em relação à sua imagem, o principal atributo do Marcelo e o que mais pode ser monetizável é sua imensa camada digital. Se o Fluminense conseguiu compor um modelo de negócio em relação ao digital e aos direitos de imagem, será possível desenvolver projetos e gerar receita mais relevante diante da audiência do Marcelo. O impacto no número de sócios de forma mais relevante e perene sempre depende do desempenho coletivo, enquanto royalties de vendas de camisas, eventos e outras ações colaboram, mas não geram massa suficiente para cobrir grande parte do custo"

Armênio Neto, especialista em novos negócios do esporte e que comandou o departamento de marketing do Santos de Neymar

"Marcelo é uma espécie de "cereja do bolo" para o marketing do Flu. Ele aproxima ainda mais o torcedor da paixão por Xerém, pela base e pela história do clube. Se o Tricolor souber aproveitar isso, terá nele um reforço para gerar novos negócios. Ele é uma espécie de "substituto" do Fred, que agora está aposentado"

Erich Beting, proprietário da Máquina do Esporte, principal veículo sobre marketing esportivo no Brasil

"Ele possui raízes no clube, foi onde se revelou para o mundo e isso instantaneamente cria uma forte conexão com o torcedor. Além disso, ele se tornou uma estrela do futebol mundial e atrai a atenção até daqueles que não torcem para o time. Eventos com sócios, experiência com os torcedores, ativações e comercialização de produtos personalizados são algumas opções que o Fluminense tem em mãos para desenvolver em parceria com o atleta, que já chega como um potencial ídolo da torcida, não apenas pela sua ligação com o clube, mas também por tudo que ele conquistou em nível mundial ao longo da carreira"

Renê Salviano, que hoje é CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo

"É um atleta brasileiro que foi jovem para a Europa e conquistou muitos títulos jogando pelo Real Madrid, que é um dos maiores clubes do mundo, além de ter jogado Copa. É possível explorar as questões que envolvem o marketing comercial em relação ao atleta para potencializar as receitas, seja em patrocínio ou na questão de produtos licenciados, eventos, entre outros"

Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, empresa que gaz a a gestão de contratos de patrocínio de jogadores como Endrick

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