Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com Leifert, São Paulo x Palmeiras quebra recorde do Paulista no YouTube

Abel Ferreira abraça Rogério Ceni antes do duelo entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbi - Marcello Zambrana/AGIF
Abel Ferreira abraça Rogério Ceni antes do duelo entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbi Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

11/03/2022 09h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória de ontem (10) do Palmeiras em cima do São Paulo, no estádio do Morumbi, fez o YouTube bater recorde de transmissão do Campeonato Paulista.

Com a presença de Tiago Leifert entre os comentaristas, o evento chegou ao pico de praticamente 1,4 milhão pessoas simultâneas. No total, foram mais de 8 milhões de visualizações e um aumento de 200 mil inscritos, o que levou o total a 1,3 milhão de pessoas registradas no canal. O concorrente nessa rodada era o Premiere, da Globo.

O recorde anterior tinha sido o de 530 mil pessoas ao vivo ao mesmo tempo, na partida entre Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto. Muito acessado, o clássico acabou gerando até dois breves apagões na transmissão do YouTube, com a tela preta por alguns segundos enquanto a bola rolava.

A transmissão do Paulistão tem sido feita de maneira inovadora para o futebol aqui no Brasil, com um estilo mais informal. Tiago Leifert comandou a "resenha" ao lado de Milene Domingues e Dodô, o artilheiro dos gols bonitos. A narração de Chico, do Desimpedidos, também tem sido alvo de elogios

O projeto é liderado pela Federação Paulista de Futebol e pela LiveMode, agência que tem tido participação crescente no futebol brasileiro. A aposta com a mudança na transmissão é agradar mais o público jovem, mantendo a qualidade de câmeras, cortes e edição.

O modelo recebe elogios de outros especialistas do mercado, como o caso de Guilherme Figueiredo, fundador e diretor da NSports, primeira plataforma brasileira de streaming esportivo.

"Os números são expressivos e mostra a força dos clássicos e das grandes torcidas. Foram muitos fatores que levaram a isso: importância dos clubes, ambos com times titulares, grande equipe de narrador e comentaristas e o jogo ser isolado na rodada e em um bom horário. Com o afunilamento do campeonato e as fases finais, é bem provável que esse recorde seja batidos nas próximas semanas", afirmou.

Siga também as opiniões de Danilog Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok